União e força marcam discursos na abertura da “54ª Convenção da Confederação Israelita do Brasil”

A noite de abertura da “54ª Convenção da CONIB” foi marcada pelo espírito de união comunitária. O momento desafiador que a comunidade vive desde 7 de outubro, com o crescimento exponencial do antissemitismo, exige posicionamento e força, como ficou claro nas palavras dos que discursaram.

O presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, afirmou: “existem dois lados, o do bem e o do mal. Não vamos nos calar”.

Já Ben Sax, chairman da ADL (Anti-Defamation League), instituição que está à frente da luta contra o antissemitismo em termos globais, deixou claro que a “ADL vai continuar a proteger judeus não só nos EUA mas no mundo todo”.

A noite contou ainda com os discursos do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que prestou solidariedade à comunidade judaica e ao Estado de Israel. Ele condenou o ataque terrorista e disse que a melhor maneira de homenagear as vítimas do ataque terrorista de 7 de outubro é seguir em frente na luta contra o antissemitismo. “Vamos caminhar juntos, podem contar com o apoio de São Paulo”.

Também falaram o embaixador de Israel, Daniel Zonshine; o presidente da Hebraica, Fernando Rosenthal; o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Marcos Knobel; e o vice-presidente da CONIB, Daniel Bialski.

Durante o evento, foram homenageados Claudio Lottenberg, Anna Schvartzman e Marcos Arbaitman pelo trabalho e dedicação em prol da comunidade judaica.

FOTO: Daniel Bialski e Fernando Rosenthal entregam placa em homenagem a Claudio Lottenberg. Crédito: Flavio Mello.