Startups israelenses estão inovando no setor automotivo

Israel emergiu como líder em tecnologia de transporte, embora o país não tenha fabricantes de carros, trens, ônibus ou aviões. Isto porque, à medida que o transporte se torna cada vez menos sobre rodas e mais sobre os computadores internos, a proeza de alta tecnologia do país não apenas se tornou relevante, mas muito procurada.

Os desenvolvimentos de maior destaque para o futuro da tecnologia de transporte giram em torno da eletrificação à medida que nos afastamos da poluição dos combustíveis fósseis.

Confira dez startups israelenses que estão trabalhando para eletrificar os meios de transporte – seja terrestre ou no ar:

STOREDOT
Mesmo com os alcances mais longos dos carros elétricos mais recentes, a ansiedade de ficar sem energia longe de uma estação de carregamento continua sendo uma das maiores preocupações dos possíveis compradores de veículos elétricos. Quantas milhas são suficientes para se sentir confortável, você não ficará preso? Um EV com uma bateria UFC (carregamento ultra-rápido) da StoreDot pode ser “enchido” até a capacidade em apenas cinco minutos.

O StoreDot substitui o grafite usado por outros fabricantes de baterias elétricas por uma mistura de metalóides, incluindo silício e compostos orgânicos proprietários sintetizados em seus laboratórios. A empresa fez parceria com a BP Ventures para ajudar a converter os 18.000 postos de gasolina da petroleira em elétricos e com a fabricante alemã Daimler. Em 2020, a StoreDot expandiu para drones de carregamento rápido. A empresa já arrecadou US$ 130 milhões.

ADDIONICS
“A estrutura das baterias não muda há 30 anos”, diz Moshiel Biton, CEO da Addionics. Então, ele decidiu abordar uma oportunidade que ele descreve como valendo “trilhões de dólares”. A Addionics está mudando a arquitetura da bateria para aumentar a densidade das baterias elétricas, preenchendo o espaço que até agora não foi bem utilizado.

Se a maioria das baterias elétricas é como um sanduíche com o pão servindo como condutor de eletricidade e o queijo como material ativo, a Addionics’ integra o queijo dentro do pão, ao invés de deixar o queijo apenas por cima, como acontece com as baterias atuais que usam apenas o 2D tradicional eletrodos. Isso aumenta a velocidade de carregamento (metade do tempo para ligar) e o alcance.

Os eletrodos “inteligentes” da Addionics podem ser facilmente integrados às linhas de produção existentes. Não é apenas para carros – a Addionics espera levar sua tecnologia para laptops, dispositivos médicos e wearables. Em janeiro de 2022, a empresa anunciou o fechamento de uma rodada de financiamento da Série A de US$ 27 milhões.

DRIIVZ
Apesar de uma bateria ser construída usando íons de lítio, metalóides sintéticos ou eletrodos nano-alimentados, os motoristas ainda precisam se conectar.

A tecnologia da empresa é usada por mais de um milhão de motoristas em todo o mundo. A Driivz foi fundada pelo especialista em estacionamentos Tsahi Merkur (ele possui 100 desses lotes em Israel) que adquiriu alguns dos ativos da pioneira israelense de carros elétricos Better Place após a falência desta última em 2013.

Em 2016, a Driivz tornou-se o fornecedor de soluções de TI preferido na América do Norte para a EVgo, a maior rede de estações públicas de carregamento rápido nos Estados Unidos. Em dezembro de 2021, a empresa norte-americana de abastecimento e equipamentos Gilbarco Veeder Root adquiriu a Driivz por US$ 200 milhões.

REE AUTOMOTIVE
Se a tecnologia da bateria não mudou em 30 anos, os próprios carros são baseados em conceitos com mais de 100 anos, diz Daniel Barel, CEO da REE Automotive.

REE coloca as rodas, engrenagens, transmissão e motor em uma plataforma fina e plana que se parece com um grande skate. A plataforma REE é leve – tornando-a ideal para EVs, que já são pesados – e pode permitir que mais baterias sejam instaladas em um carro, aumentando o alcance.

A caixa de câmbio integrada REE pesa apenas 6 kg (13 libras) em comparação com caixas de câmbio típicas que atingem 100 kg (220 libras) e mais. A plataforma da REE pode ser usada em um veículo de passeio ou caminhão de 10 toneladas.

Como pode custar bilhões para projetar uma nova plataforma de veículo, essa universalidade tem o potencial de economizar uma pequena fortuna aos clientes da REE. A REE tem parcerias com grandes players como Hitachi e Mitsubishi-Renault-Nissan.

CHAKRATEC
Assim como a StoreDot, a missão da Chakratec é tornar o carregamento da bateria mais rápido.

Os volantes flutuantes da Chakratec suspensos por levitação magnética são destinados à estação de carregamento.

O CEO Ilan Ben-David compara a tecnologia de armazenamento cinético da Chakratec a um dreidel de Hanukkah. “Quando você coloca eletricidade, o volante começa a girar. Como o volante é suspenso por ímãs em uma câmara de vácuo, quase não há atrito. Assim, o volante continua girando na mesma velocidade.”

O volante armazena eletricidade até que esteja pronto para ser transferido para um veículo – mais ecológico do que as estações de carregamento típicas que armazenam eletricidade da rede elétrica em grandes baterias de íons de lítio. “Chakra” é sânscrito para “roda giratória”. A Chakratec tem uma parceria com a Blink Charging, com sede nos EUA.

ELECTREON
Ter que parar e carregar é tão antiquado. A startup israelense ElectReon está construindo a infraestrutura de energia na estrada para que os carros possam carregar sem fio enquanto viajam. A ElectReon instala bobinas de cobre sob o asfalto e um receptor no veículo. Uma unidade de gestão comunica com outros veículos.

O primeiro piloto foi lançado em 2019 em um trecho de 600 metros em Tel Aviv usando ônibus elétricos da Dan Bus Company. A ElectReon posteriormente demonstrou sua tecnologia na Suécia com um ônibus elétrico e um caminhão elétrico. Mais dois projetos – em Karlsruhe, Alemanha, e ao longo de uma estrada com pedágio na Lombardia, Itália – estão chegando. A TIME nomeou o ElectReon para sua lista de “Melhores Invenções de 2021”.

EVR MOTORS
A EVR Motors espera gerar algum dinheiro com seu novo motor elétrico, que tem menos da metade do tamanho e peso dos motores RFPD (ímã permanente de fluxo radial) de potência similar existentes. A empresa agora está construindo dezenas de motores de pré-produção para entregar aos clientes para avaliação.

A EVR Motors pretende licenciar sua tecnologia para terceiros e estabelecer sua própria linha de montagem em Israel para entregar motores em escala no segundo semestre de 2022. A empresa também fará parceria com integradores Tier 1 e fabricantes de automóveis.

O primeiro motor do EVR pesa apenas 9 kg (20 libras). É refrigerado a ar e de baixa tensão, fornecendo duas vezes mais potência e densidade de torque em comparação com outros motores de fluxo radial de última geração.

CITYTRANSFORMER
Você já ouviu falar de uma bicicleta construída para dois. Que tal um pequeno carro elétrico construído para um?

Em ambientes urbanos, onde o estacionamento é escasso, um CityTransformer fará o truque.

O veículo superpequeno dobra-se para ocupar ainda menos espaço; quatro CityTransformers podem caber em uma única vaga de estacionamento padrão. O veículo tem um alcance de 120 a 180 quilômetros (74,5-112 milhas) e uma velocidade máxima de 90 quilômetros (60 milhas) por hora.

A organização voluntária israelense de resposta a emergências United Hatzalah assinou como cliente, supostamente comprando 1.000 CityTransformers em um acordo no valor de US $ 22 milhões. Veículos de passageiros (preço de pré-venda $ 14.500) devem ser comercializados em 2025.

“Mais de quatro bilhões de pessoas vivem atualmente em áreas urbanas, e isso só aumentará nos próximos anos”, diz o CEO Asaf Formoza. “As pessoas precisam de veículos para os centros das cidades, para ruas estreitas, para o mundo de amanhã.”

AIR
A startup israelense AIR apresentou seu “carro voador” Air One em outubro. O biplace pode decolar e pousar verticalmente. Ao contrário de outros veículos VTOL, que se destinam a servir como táxis aéreos ou para uso em emergências, o Air One é voltado para o mercado de passageiros particulares com um preço relativamente barato de US$ 200.000 a unidade.

Ao contrário de concorrentes como o CityHawk da Urban Aeronautics, que será alimentado por células de combustível de hidrogênio, o Air One será um carro voador totalmente elétrico com autonomia de 160 quilômetros a uma velocidade máxima de 240 quilômetros por hora. Assim que o AIR receber a aprovação da FAA, o CEO da empresa, Rani Plaut, espera ver a produção comercial já em 2024.

O Air One é dobrável – ele se reduz ao tamanho de uma caminhonete. A empresa já está recebendo depósitos de US$ 1.000 dos primeiros usuários ansiosos.

EVIATION
A startup israelense-americana Eviation desenvolveu um avião totalmente elétrico, “Alice”, com capacidade para nove mais um piloto e um alcance de 440 milhas náuticas. Os primeiros voos comerciais podem começar em 2024.

Em 2019, a Eviation conquistou seu primeiro cliente, a Cape Air, com sede em Massachusetts. Em 2021, a DHL fez um pedido de 12 Alices como parte de seu plano de emissão zero.

O CEO da Eviation, Omer Bar-Yohay, observa que o futuro dos aviões elétricos significará um ambiente mais silencioso para os moradores que moram perto de aeroportos. O Clermont Group, com sede em Cingapura, possui uma participação de 70% na Eviation e fornece à empresa motores elétricos de sua divisão MagniX. A TIME colocou a Eviation em sua lista das 100 “melhores invenções” de 2019.

Fonte: Israel21C / Israel Trade