Pesquisadora israelense participa no Brasil do “1º Congresso Internacional de Universidades Empreendedoras”

A profa. Miriam Erez, do Technion Israel Institute of Technology, vai participar do “1º Congresso Internacional de Universidades Empreendedoras”, que acontecerá de 17 a 19 de outubro, na Universidade Federal do ABC.

Miriam é conhecida pela aplicação da “Psicologia Industrial”, tema central de seu trabalho, que versa sobre empreendedorismo e como melhorar a performance em empresas e organizações.

Na ocasião, ela irá palestrar sobre o impacto do ecossistema acadêmico e nacional no fortalecimento da inovação e do empreendedorismo e irá apresentar os 3 pilares de sua pesquisa e proposta para aplicação no ecossistema laboral:  Motivação para o Trabalho, Comportamento Organizacional Intercultural, Inovação e Empreendedorismo. 

A especialista desenvolveu pesquisa programática sobre os efeitos motivacionais das metas sobre o desempenho. Identificou as duas condições de contorno da teoria do estabelecimento de metas – feedback e comprometimento. Estudou ainda o impacto da participação no estabelecimento de metas, na aceitação de metas e outros fatores motivacionais nos níveis individual e de equipe. Também, estudou o Comportamento Organizacional Transcultural, onde percebeu diferenças culturais na motivação para o trabalho relacionadas a valores culturais e o efeito moderador da cultura na relação entre práticas motivacionais e desempenho individual e em equipe. Além disso, observou o impacto da liderança, identidade global e clima de comunicação psicologicamente seguro no desempenho e inovação de equipes multiculturais e virtuais. Analisou os efeitos da composição de grupos em equipes inovadoras estabelecidas e de startups recém-formadas.

Atualmente ela está envolvida no projeto “Technion 360º” que, junto com o Ministério da Economia, irá auxiliar as empresas a melhorarem sua produtividade e inovar com a Universidade.