Árabe será ensinado em escolas de Jerusalém

A Prefeitura de Jerusalém lançou um novo programa de educação em língua árabe. Trinta escolas em toda a cidade começarão a ensinar o idioma a estudantes judeus neste ano letivo.

O programa, chamado “Ahlan”, uma saudação árabe também usada por muitos falantes de hebraico, será ministrado por 50 estudantes universitários de língua árabe que atualmente estudam educação. De acordo com o site da Madrasa, uma organização que promove o árabe falado entre os judeus israelenses, 95% dos israelenses judeus não sabem se comunicar em árabe, embora 22% da população total do país sejam falantes nativos de árabe.

Os universitários passarão quatro horas por semana ensinando o idioma e em troca receberão bolsas de estudos. O novo programa escolar busca reduzir as barreiras linguísticas e sociais entre Jerusalém Oriental, predominantemente de língua árabe, e a metade ocidental de língua hebraica, majoritariamente judaica. Atualmente, o árabe não é uma disciplina obrigatória nas escolas israelenses. Embora seja eletivo, na prática poucas escolas oferecem o curso. Com o objetivo de aumentar o diálogo e a comunicação, o programa ensinará o dialeto palestino do árabe falado, em vez do árabe formal menos prático.

Fonte: The Times of Israel/bras.Il