Milhares de pessoas prestigiam “FestRio”, realizado pela FIERJ

Tradicional festa da comunidade judaica, o “FestRio”, realizado pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) reuniu milhares de pessoas e várias autoridades na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, entre as quais o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine.

Entre as principais atrações do evento, aconteceram as apresentações do coral Beseder, apresentação de Krav Maga, apresentação de dança da Hebraica, Chazit, Kineret, aula de Arkadá, Banda Ort, Banda Barilan, Banda Betar, Banda LIESSIN, Banda Viver com Idish e Shows da Amanda Kac Nigri, Dani Flomin, Cora HERMAN, Varda e George Israel, além das palestras “Mulheres judias que fizeram história” (Sabrina Sciama), “Segunda Guerra e Holocausto, o impacto na história mundial” (José Roitberg), “Cristãos-Novos e Judeus na História Militar do Brasil” (Israel Blajberg) e a roda de conversa sobre o livro “O Moinho, revisitando a minha história” (Rolande Fishberb e Sofia Débora Levy).

O presidente da entidade, Alberto David Klein, destacou: “É muito importante este evento para mostrar a cultura e a tradição judaica. A intolerância vem do desconhecimento, da ignorância e isso gera preconceito, o que devemos combater. É por meio dessas feiras, da mostra de cultura de todas as crenças e de todas as minorias que poderemos trabalhar por um Rio de Janeiro melhor, um Brasil melhor e um mundo melhor”.

Já Suzana Bennesby, diretora de marketing da FIERJ, acrescentou: “Foram quatro meses de trabalho intenso e tudo foi feito com muito cuidado, pensando e trabalhando com conceitos de economia e de sustentabilidade, tudo reciclável. Trouxemos 70 barraquinhas com nossa culinária tradicional e a brasileira. A proposta é deixar esta mensagem de congraçamento e que colabore para combater o preconceito e o antissemitismo”.

Para o Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, que prestigiou o evento, realizar a quinta edição do “FestRio” foi muito importante porque a comunidade judaica tem um papel essencial na construção da identidade do Rio de Janeiro. “Celebrar esta cultura é, portanto, essencial, tanto que está no calendário cultural da cidade”, afirmou.

O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, também marcou presença: “Esse evento é patrimônio da cidade e patrimônio da comunidade judaica. Faz anos que estamos nos reunindo neste encontro que é belo, com diversas exposições e mostras culturais. É uma possibilidade de reviver a cultura judaica, na música, na dança, na comida. Assim, a Subprefeitura está presente e dá o seu apoio, junto com a Prefeitura do Rio, e está sendo sensacional”.