Open Banking vira realidade em Israel

As fintechs de Israel poderão obter licenças que lhes permitirão acessar e trabalhar com dados de consumidores mantidos pelos grandes bancos do país. A Lei de Serviços de Informações Financeiras, de 2021, esclarece as obrigações dos grandes bancos de compartilhar dados de consumidores com aplicativos de terceiros e estabelece a Autoridade de Valores Mobiliários de Israel como reguladora dos serviços de informações financeiras.

A nova lei se baseia no pressuposto de que novos players entrarão no mercado e obterão acesso online a informações sobre clientes, com seu consentimento, para oferecer concorrência aos poucos grandes players atuais.

Atualmente, o sistema bancário de Israel está altamente concentrado em dois bancos, Leumi e Hapoalim, que têm uma participação de quase 60% do mercado em termos de ativos totais e perto de 70% do crédito total ao consumidor.

O objetivo da lei é permitir que os clientes diversifiquem serviços e produtos financeiros entre vários provedores, em vez de concentrar sua carteira financeira em um só lugar. Espera-se que a nova lei e a entrada de novas fintechs no mercado levem a uma melhoria dos serviços e da competitividade dos atuais provedores de serviços financeiros.

Fonte: The Times of Israel