Startup israelense usa o suor para monitorar a saúde

A Yopi (Your Online Personal Instructor) desenvolveu um analisador de suor que combina biossensores e algoritmos de Inteligência Artificial que, segundo a empresa, podem monitorar em tempo real a saúde e o bem-estar do usuário. A tecnologia funciona por meio de um dispositivo vestível.

O sistema rastreia virtualmente o consumo real de oxigênio (VO2) e o nível de potássio (K) de um usuário, que estão diretamente associados a um distúrbio cardíaco. Atualmente, esses dados só estão disponíveis off-line por meio de vários testes laboratoriais caros. E é isso que o Yopi está mudando.

A capacidade de monitorar continuamente o consumo de oxigênio é um grande avanço, pois é um indicador importante da aptidão cardiorrespiratória. Essas informações podem ser usadas para avaliar a saúde e o condicionamento físico geral, bem como para acompanhar o progresso ao longo do tempo.

Também é possível detectar precocemente problemas de saúde – como diabetes ou doenças cardíacas.

“A introdução desse sistema no mercado representa uma inovação significativa no monitoramento esportivo e no acompanhamento da saúde do coração. Assim como os monitores de frequência cardíaca com cintas peitorais foram um salto revolucionário há 20 anos, o sistema da YOPI é um divisor de águas no monitoramento em tempo real da atividade física e da saúde do coração”, disse Dan Hadas, diretor médico da Yopi.

Fonte: Jewish Business News