Rio de Janeiro é a primeira cidade brasileira a aderir à definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto

Por essa definição da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) – entidade que une governos e peritos em 35 países para reforçar, fazer progredir e fomentar o ensino, a memória e a investigação sobre o Holocausto em todo o mundo – entende-se que: “O antissemitismo é uma determinada percepção dos judeus, que se pode exprimir como ódio em relação aos judeus. Manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são orientadas contra indivíduos judeus e não judeus e/ou contra os seus bens, contra as instituições comunitárias e as instalações religiosas judaicas”.

A adesão da cidade do Rio de Janeiro a essa definição aconteceu por meio da interlocução do subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, e da colaboração técnico/educativa da StandWithUs Brasil – uma organização educacional de alcance internacional e apartidária que apoia Israel e combate o antissemitismo – com a Prefeitura da capital fluminense, que assim se une à IHRA e a outras centenas de cidades, estados e organizações.

O presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), Alberto David Klein, representando a comunidade judaica, participou da cerimônia realizada no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, o deputado federal Pedro Paulo, André Lajst, presidente executivo da StandWithUs Brasil, Ary Bergher, vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil, e Shay Salamon, representante do Combat Antisemitism Movement.

“Quero que todos vocês aqui, na cidade do Rio de Janeiro, se sintam muito tranquilos. Não vamos deixar que ninguém sofra algum tipo de preconceito por causa de sua origem, fé ou religião. Tenham a prefeitura do Rio como parceira de vocês”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, na cerimônia.

Imagem: Victor Miguel Fotografia