Pesticida criada por empresa israelense mantêm as plantas saudáveis e orgânicas

Uma startup israelense criou uma fórmula orgânica para proteger plantas contra insetos e fungos usando um óleo essencial como ingrediente base.

O spray BH-B da BotanoHealth usa óleo de tomilho que, de acordo com Yaniv Kitron, co-fundador e CEO da empresa, possui propriedades antimofo e antifúngicas conhecidas.

Os ataques de pragas às culturas custam caro. De acordo com a US Food and Agriculture Organization, até 40% das culturas globais são destruídas por pragas todos os anos, custando cerca de US$ 220 bilhões aos produtores.

Isto incentivou o uso comercial de pesticidas na agricultura. Na verdade, só os EUA afirmam utilizar sozinhos cerca de 500 milhões de quilos de pesticidas todos os anos – cerca de um quinto da quantidade total de pesticidas utilizados anualmente em todo o mundo.

Mas pesquisas apontam para os efeitos negativos do uso de pesticidas a longo prazo, que contêm uma variedade de produtos químicos tóxicos para roedores e insetos. À medida que o solo absorve estes produtos químicos, os resíduos dos pesticidas podem prejudicar futuras culturas, gado e até contaminar corpos de água circundantes.

O óleo de tomilho contém o composto químico timol, que atua como um agente antimicrobiano natural, matando microorganismos como bactérias e fungos.

Embora seja um ingrediente comum em produtos de uso diário, como cosméticos e enxaguantes bucais, até o momento o tomilho não tem sido amplamente utilizado na agricultura em grande escala devido à razões práticas.

“Para obter uma boa eficácia, são necessárias altas concentrações, altas dosagens. E altas doses de óleos essenciais podem corroer a planta ou o produto”, afirmou Kitron.

A resposta de sua empresa foi uma formulação que aumenta a eficácia do óleo de tomilho sem aumentar a sua concentração – e custando menos.

Kitron explica: “Normalmente, os fungicidas feitos com esses ingredientes ativos terão entre 20 e 25% de composição de óleo de tomilho, enquanto nosso produto tem apenas 1%. Então se torna um produto muito mais barato. E o bom é que mantém a sua eficácia, podendo até ser mais eficaz”.

A fórmula exclusiva da BotanoHealth utiliza uma nanotecnologia conhecida como nanoemulsão, que reduz o ingrediente ativo do óleo de tomilho a gotículas extremamente pequenas antes de ser adicionado à mistura fungicida. Isso cria uma distribuição mais uniforme do óleo nas plantas e protege as culturas.

A empresa afirma que usa apenas ingredientes que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA classifica como Geralmente Considerados como Seguros (GRAS). E como estes ingredientes já foram minuciosamente examinados pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA, o spray fungicida BotanoHealth pode ir diretamente para o mercado americano.

“Usamos exatamente os mesmos produtos que as pessoas usam em seus jardins. Vimos que o elo que faltava era trazer esses ingredientes seguros para a agricultura”, diz Kitron.

Da mesma forma, Kitron afirma que, ao contrário da maioria das culturas tratadas com pesticidas, as culturas pulverizadas com o seu fungicida podem contornar os Níveis Mínimos de Resíduos (LMR) da União Europeia, que determinam quantos resíduos químicos podem ser deixados nos produtos finais.

A BH-B também recebeu o selo de aprovação do Instituto de Avaliação de Materiais Orgânicos (OMRI) nos EUA, que analisa de forma independente produtos como pesticidas e fertilizantes quanto aos seus padrões orgânicos.

Uma análise do Departamento de Agricultura dos EUA descobriu que até 70% dos produtos vendidos nos Estados Unidos contêm resíduos químicos de pesticidas. A maior parte do mercado de pesticidas é química, razão pela qual Kitron quis criar um produto que não dependesse destes ingredientes.

“Quando competimos com produtos químicos, há diversas questões em que sabemos que temos certas vantagens”, explica. “Existem certas culturas nas quais não se pode pulverizar produtos químicos. Por exemplo, uvas, tomates e mirtilos nas suas últimas semanas [de crescimento], a maioria dos produtos químicos não pode ser pulverizada porque se decomporão antes de a fruta chegar ao consumidor.”

Os ingredientes ativos da fórmula são cruciais para ajudar o óleo de tomilho a se espalhar pela superfície da planta, algo que Kitron compara ao sabão que quebra as moléculas do óleo e permite que elas se dispersem na água.

Para garantir a estabilidade destes princípios ativos, que podem ser voláteis e evaporar rapidamente, a fórmula também inclui polissacarídeos – carboidratos que ajudam a estabilizar os ingredientes e a eliminar o odor pungente que pode surgir com a sua evaporação.

O fungicida tem como alvo o mofo cinzento e o oídio. Durante o seu último ensaio de campo na Espanha, a utilização do spray apresentou uma conservação de 20% mais produtos que os pesticidas químicos.

Além disso, segundo Kitron, o fungicida pode permanecer ativo por até duas semanas, ao contrário do produto químico médio que dura no máximo dois dias.

Fonte: Israel Trade