Livro “Órfãos de Amsterdã: uma história real de luta e resistência”

No mês do “Dia Internacional da Lembrança do Holocausto”, a Editora Melhoramentos lança emocionante obra sobre jovens mulheres que salvaram centenas de crianças do nazismo. Baseado em fatos reais, “Órfãos de Amsterdã”, de Elle van Rijn, conta a história da jovem Betty Goudsmit-Oudkerk que se arriscou para salvar do nazismo inúmeras crianças que tinham como destino Auschwitz.

A creche na qual ela trabalhava foi transformada pelos alemães em um espaço para onde as crianças judias seriam encaminhadas — e lá aguardavam o transporte em direção aos campos de concentração. Mas Betty e suas amigas, todas funcionárias da creche, se recusaram a aceitar o destino que os nazistas queriam dar a esses meninos e meninas. Elas escolheram pôr em risco as próprias vidas para salvar centenas de inocentes, enquanto nas ruas da cidade o dia a dia se torna cada vez mais assustador para os judeus.

A escritora Elle van Rijn desenvolve a narrativa a partir do relato de Betty, que antes de falecer teve uma longa conversa com a autora para apresentar uma obra fiel aos sentimentos vividos na época e capaz de tocar leitores de todas as gerações.

O livro traz notas históricas e da autora que contextualizam os acontecimentos retratados. A obra foi sucesso de vendas na Europa com mais de 30 mil exemplares vendidos apenas na Holanda.