App israelense leva segurança a mulheres que andam sozinhas

O aplicativo israelense SafeUP permite que as mulheres sejam acompanhadas virtual ou fisicamente até o local desejado por um voluntário treinado, sentindo-se seguras.

A ideia do aplicativo surgiu para sua cofundadora e CEO, Neta Schreiber Gamliel, após uma experiência desagradável vivenciada por uma de suas amigas.

O aplicativo foi lançado há seis meses, após um projeto piloto em cooperação com o município de Tel Aviv, e até agora tem cerca de 60.000 usuários em Israel, nos Estados Unidos e no Reino Unido, bem como em comunidades menores na Hungria e na Polônia. A maioria dos usuários tem entre 14 e 35 anos.

Para ingressar na comunidade SafeUP, as mulheres se registram e passam por verificação para garantir sua credibilidade. Eles podem então abrir o aplicativo para ver onde estão os usuários “guardiões” próximos, dar-lhes um vídeo ou chamada telefônica ou solicitar que alguém venha acompanhá-los.

Os responsáveis são usuários do aplicativo com mais de 18 anos que passaram por um treinamento baseado em vídeo fornecido pela SafeUP. Eles aprendem como avaliar situações, quais perguntas eles precisam fazer aos usuários finais e como responder a diferentes situações.

Normalmente, basta estar presente para a mulher ligar e dar ouvidos, mas em cerca de 5% dos casos os tutores acabam por chegar ao local – em grupos de duas ou três mulheres, para não se colocarem em perigo.

Toder observa que, em muitos casos, os usuários nem mesmo fazem chamadas para os responsáveis, sentindo-se mais seguros apenas por manter o aplicativo aberto no telefone.

A solução é única em duas frentes. Ela se concentra exclusivamente nas mulheres, ao contrário de outros produtos voltados para a população em geral. E é baseada na resiliência da comunidade, o que dá aos usuários uma solução mais rápida e eficaz do que algo como um botão de pânico.

O aplicativo está disponível na App Store e no Google Play em hebraico e inglês, com planos para mais idiomas, já que a startup deseja alcançar o maior número de mulheres possível.

Fonte: Israel21c/israeltrade