Federação italiana proíbe uso da camisa 88 devido a movimentos antissemitas

A Federação Italiana de Futebol, em parceria com o Ministério do Interior e o Ministério de Esportes do país, firmaram uma declaração para ajudar a acabar com atitudes antissemitas neste esporte. Uma delas será a suspensão do uso da camisa número 88, utilizada por apoiadores do preconceito com judeus.

Gabriele Gravina, presidente da entidade, afirmou: “o mundo do futebol está unido na luta contra o antissemitismo e todas as formas de discriminação. Com esta declaração de intenções, reiteramos mais uma vez que o nosso desporto deve ser cada vez mais inclusivo e, ao mesmo tempo, um extraordinário veículo de mensagens positivas. A credibilidade do futebol, que também é ferida e prejudicada por comportamentos discriminatórios, tem um impacto direto na sociedade italian”.

O número 88 se refere às iniciais “HH”, iniciais da expressão “Heil Hitler”, utilizada como saudação a Adolf Hitler. No Campeonato Italiano, uma foto de um torcedor da Lazio viralizou nas redes sociais. Nela, o aficionado vestia a camisa do clube, com o nome “Hitlerson” – “filho de Hitler” em inglês – e o número 88.

Na última temporada, dois jogadores da primeira divisão utilizavam a camisa 88: Mario Pasalic (Atalanta) e Toma Basic (Lazio), que vão trocar os números a partir da temporada 2023-24.