Evento online vai reunir judeus do Norte e Sul do Brasil

A live “Encontro – Judeus do Norte e Judeus do Sul”, que vai discutir os desafios enfrentados pelas diferentes correntes imigratórias da comunidade judaica do país, ocorrerá no dia 31 de agosto, às 19:30h.

Trata-se de uma parceria do Instituto Marc Chagall, do Rio Grande do Sul; o Movimento Marajó Sefardi, liderado pela historiadora Iria Chocron, e o jornalista Sergio Lerrer.

O evento pretende abrir um canal de comunicação direto entre comunidades judaicas que chegaram ao Brasil em diferentes situações e contextos, mas que têm em comum os mesmos objetivos e desafios de preservar sua memória, suas instituições e passar seu legado às novas gerações.

No encontro serão discutidas questões sobre o trabalho de tombamento e resgate dos diversos cemitérios do Norte do País, bem como o fortalecimento da atividade do Instituto Marc Chagall no registro da memória dos judeus do Rio Grande do Sul, com a compilação de novos depoimentos das gerações nascidas no Brasil. Também serão discutidos aspectos sobre a origem destas comunidades e os desafios enfrentados para preservar a identidade judaica junto à sociedade maior.

Participarão do encontro Anne Benchimol, diretora do Comitê Israelita do Amazonas, depositária do material histórico de seu pai, Samuel Benchimol, autor do icônico livro “Eretz Amazônia”; Ieda Gutfreind, pesquisadora da imigração judaica do sul; Rafael Bán Jacobsen, presidente do Instituto Marc Chagall. Haverá também apresentações musicais com Cláudio Levitan, cantor e compositor do sul, e também com outros músicos do Norte. A Live contará também com depoimentos de personalidades de ambas as regiões e será conduzida por Iria Chocron e Sergio Lerrer.

O evento poderá ser acompanhado pelas páginas do YouTube e Facebook do Instituto Marc Chagall, Marajó Sefardi, Judaísmo Ao Centro, com espaço aberto para interação pelo chat.