Israel e Emirados Árabes Unidos assinam primeiro acordo de cooperação acadêmica

Foi assinado o primeiro acordo de cooperação acadêmica entre a Biblioteca Younes e Soraya Nazarian, da Universidade de Haifa, e a Biblioteca Nacional e Arquivos Nacionais, dos Emirados Árabes Unidos.

A parceria terá como foco o intercâmbio de pesquisadores e especialistas, pesquisa arquivística, fornecimento de acesso aos recursos das bibliotecas para pesquisadores de ambas as instituições e realização de eventos e conferências conjuntas.

“Esperamos que o acordo também leve a outros eventos, como exposições conjuntas, conferências e eventos culturais em torno de áreas comuns de interesse, e há muitos deles”, explicou Moran Zaga, chefe do Departamento do Oriente Médio da Autoridade de Pesquisa, na Universidade de Haifa.

Muitos materiais que foram bloqueados para a comunidade de pesquisa israelense agora estarão acessíveis e vice-versa. Os Emirados Árabes Unidos manifestaram interesse nos materiais da biblioteca israelense, processos de digitalização e ferramentas inovadoras no campo das humanidades digitais desenvolvidas na Universidade de Haifa.

Fonte: The Jerusalem Post