Escola Agrícola 4.0 trará tecnologia israelense ao Brasil

Acontecerá no dia 01 de novembro o lançamento do “Projeto Escola Agrícola 4.0”, uma parceria da Câmara Brasil-Israel (BRIL Chamber), da Invest Paraná e da Secretária da Educação e do Esporte do Paraná. O evento contará com a presença do Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e do presidente da Câmara Brasil-Israel, Renato Ochman.

Durante a cerimônia, haverá a doação do biodigestor israelense, Homebiogas, pelo Consulado Geral de Israel em São Paulo para a Invest Paraná e Secretaria da Educação e do Esporte, que o direcionou para a CEEP Newton Freire Maia.

O HomeBiogas é um biodigestor israelense que gera energia limpa e renovável que faz com que restos de alimentos sejam convertidos diariamente, em até 7 horas de gás de cozinha, possibilitando o descarte adequado do lixo doméstico e o acesso a recursos cada vez mais escassos.

O inédito projeto da Escola Agrícola 4.0 resulta de uma parceria entre a CEEP Newton Freire Maia e uma Escola Agrícola irmã em Israel. A iniciativa da Câmara Brasil-Israel promoverá a trocas de informações, estudos, materiais didáticos traduzidos para ao português e adequado ao contexto paranaense, além do Intercâmbio de alunos e professores, de modo a trazer ao Brasil toda a expertise da agricultura de Israel, país considerado líder mundial em tecnologia agrícola.

As ações da cooperação serão realizadas no Complexo Newton Freire Maia, localizado no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Além da Escola Agrícola 4.0, o projeto também contemplará em uma segunda fase uma Feira Permanente de Tecnologia, que abrangerá um showroom de tecnologia, com produtos e experiências inovadoras, onde empresas israelenses apresentarão seus produtos ao mercado brasileiro e um Espaço Científico-Cultural, voltado para a prática de experimentos laboratoriais conjuntos, pesquisa de ponta e inovação agropecuária.

Crédito fotográfico: Gabriel Jarovsky