Torres do Congresso nacional são iluminadas com a frase “Holocausto Nunca Mais”

As torres do Congresso Nacional foram iluminadas com a projeção da frase “Holocausto Nunca Mais”. Como em anos anteriores, o ato é uma ação da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e conta com o apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

A iniciativa marcou o Yom Hashoá VehaGvurá (Dia do Holocausto e do Heroísmo), quando no mundo inteiro presta-se homenagem à memória dos seis milhões de judeus e outras minorias exterminadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. “A luta contra o antissemitismo é permanente. O ódio aos judeus cresce globalmente e não faltam negacionistas e revisionistas que distorcem a História. É preciso sempre lembrar este episódio soturno para que algo parecido não volte a ocorrer nunca mais, com mais ninguém. Aquilo que imaginávamos distante ainda se mostra presente nos dias de hoje. Banalizar o Holocausto é inaceitável. Holocausto Nunca Mais!”, afirmou o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg.

Além de homenagear as vítimas, a iniciativa lembrou também o espírito de resistência dos que conseguiram se rebelar em cidades europeias sob ocupação e em campos de concentração e extermínio.

Crédito fotográfico: Robson Benites Crusoé