Tecnologia israelense ajuda a prevenir o esquecimento de crianças em automóveis

O governo japonês recorreu a solução da empresa de tecnologia israelense Vayyar Imaging e vai instalar seus chips de imagem avançados em 80.000 veículos utilizados para o transporte de crianças, para evitar o caso potencialmente fatal de uma criança ser acidentalmente deixada dentro de um veículo.

A decisão foi tomada depois que uma criança de três anos morreu no país quando foi deixada cinco horas dentro do ônibus de sua creche em um dia de extremo calor.

O chip desenvolvido pela empresa usa ondas de rádio para criar imagens 3D de alta resolução de objetos e pessoas, independentemente da luz ou das condições climáticas.

Cada chip contém dezenas de antenas que transmitem e recebem ondas de rádio. Os transmissores emitem essas ondas, que atingem os objetos e retornam, e os receptores captam esses sinais.

Os algoritmos integrados nos chips, concebidos para identificar qualquer criança deixada num veículo sem vigilância, medem a distância entre a fonte das ondas de rádio e o objeto que atingem para determinar o que é. E como cada chip possui muitas antenas que transmitem frequências em várias direções, ele pode gerar a imagem quase que instantaneamente.

Os chips são ativados assim que as portas de um veículo são trancadas. Eles examinam seu interior em busca de crianças que tenham ficado para trás e, caso alguém seja identificado, o sistema enviará automaticamente um alerta para a equipe responsável.

À medida que o tempo passa, os alertas aumentam – desde fazer o carro tocar a buzina repetidamente até chamar a atenção do motorista e até alertar os serviços de emergência.

As empresas podem usar as imagens como se fosse uma câmera – mas com a vantagem adicional de privacidade, já que os chips não renderizam rostos, mas sim uma silhueta detalhada criada por pixels.

Fonte: Israel Trade