Startups israelenses desbravam o metaverso

O ecossistema israelense tem a intenção de desempenhar um papel importante no metaverso, com pesquisas da empresa de capital de risco Remagine Ventures mostrando que o cenário local já inclui quase 50 empresas ativas nesse setor.

Para o sócio da empresa, Eze Vidra, “muitas delas estão despertando para as grandes oportunidades neste mercado e esperamos ver o número de empresas neste espaço crescer rapidamente. “Muitos desafios do metaverso serão abordados pela tecnologia que alavanca a IA: visão computacional, mídia sintética, PNL e Israel tem um forte cluster nessas áreas”.

À medida que a atenção das pessoas está concentrada nas telas digitais, dinheiro e recursos seguirão. De acordo com o State of Mobile 2022 da App Annie, consumidores nos 10 principais mercados móveis passaram 4,8 horas por dia no celular (um terço de suas horas de descanso). Essa tendência foi acelerada pelo Covid-19, mas de forma alguma o vírus é o principal motor. Além disso, considere que em 1999 apenas 4% da população estava online. Em 2020, eram 62%. O resultado é uma oportunidade de US$ 1 trilhão com potencial para interromper todos os aspectos de nossas vidas online, de acordo com o analista da Jefferies, Simon Powell.

A fim de identificar as empresas israelenses ativas no cenário Metaverse, a Remagine Ventures dividiu o setor em vários campos: Descentralização (Crypto, edge computing, web3), Spatial Computing (motores 3D AR/VR/XR multi-tasking UI), Criador Economia (ferramentas de design, mercados de ativos, fluxo de trabalho), Descoberta (redes de anúncios, curadoria social, lojas, facilitadores), Experiências (jogos, e-sports, social, compras, colecionáveis).

“No topo dessa camada de infraestrutura, estamos vendo novas ‘picaretas e pás’, incluindo tecnologia de computação espacial para AR/VR e conteúdo 3D (como Echo3D), bem como novos casos de uso para tecnologia descentralizada, como jogos de criptografia e NFTs que estão ganhando popularidade entre os consumidores. Novas tecnologias capacitadoras, como Overwolf, HourOne, Anzu ou Zoog, abrem as portas para novas oportunidades de criação e monetização para criadores em todo o mundo”, acrescentou Baxpehler.

De acordo com a Remagine Ventures, a “descoberta” no metaverso é fundamental para ajudar a educar e integrar novos usuários, algo que hoje ainda é muito desafiador. “O que já estamos vendo no terreno são muitas novas experiências voltadas para o consumidor, desde jogos para ganhar como Reb3lbots a experiências imersivas no Roblox (Supersocial e Toya) para empresas como Novos treinando os ‘atletas do metaverso’.”

A Remagine Ventures é uma empresa de capital semente e pré-semente que investe em como os consumidores gastam seu tempo e dinheiro online, com destaque para Israel. Desde o início em 2018, a Remagine se concentrou em ser os primeiros investidores em fundadores ambiciosos, construindo o futuro dos jogos, metaverso e tecnologia de consumo. A equipe de liderança da Remagine Ventures é composta por Kevin Baxpehler e Eze Vidra.

O que você acha das visões céticas em relação ao modelo Metaverse? É alcançável em tudo? O que precisa acontecer para que seja popular?

Baxpehler: “Novas mudanças significativas no comportamento do consumidor e na tecnologia sempre geram muitos céticos no início. Além disso, algumas novas tendências ainda não são populares, por exemplo, jogos baseados em criptografia (NFT). Embora estejamos muito otimistas em investir em NFTs e empolgados por ter investido em Reb3lbots, é preciso ter cuidado, pois esse setor ainda não é regulamentado e provavelmente passará por algum tipo de ciclo de hype. Algo que AR & VR já fez.

“Onde a web3 encontra o metaverso, vamos chamá-lo de metaverso aberto, ainda enfrentamos desafios em torno da integração de clientes que não são experientes em criptografia. Ainda não é um meio de massa, existem cerca de 1 a 2 milhões de jogadores para ganhar, o que não é muito, considerando os 2,7 bilhões de jogadores em todo o mundo. Outro desafio em torno da criptomoeda são os altos preços do gás/cadeias lentas da camada 1. Para metaversos fechados como Roblox, vemos desafios em torno da monetização para os criadores.

“O ponto de inflexão virá mais rapidamente do que pensamos. Vemos um influxo de engenheiros muito talentosos entrando na web3 e no metaverso. De acordo com um relatório recente da Electric Capital, 31.000 desenvolvedores ingressaram na web3 em 2021. Isso ainda é pequeno, mas o crescimento é significativo”.

Vidra: “Há artigos antigos circulando recentemente sobre pessoas prevendo que a Internet é uma moda que não vai funcionar. Não estou dizendo que é a mesma coisa, mas muitas grandes tendências começam como jogadas e são facilmente descartadas no início. Ainda estamos talvez a uma década da visão do Metaverse, mas haverá muitas oportunidades para empresas de tecnologia e criadores desempenharem um papel.”

Além das iniciativas locais e soluções imediatas que vêm da base, você já vê investimentos tangíveis em empresas israelenses do setor? Milhões de dólares? Dezenas de milhões, ou mais? Quem são os grandes players mais interessados em investir no setor?

Baxpehler: “Mesmo sendo um setor muito incipiente, já podemos encontrar startups bem financiadas, Overwolf (arrecadada perto de US$ 150 milhões com a última rodada liderada pela A16Z), Streamelements (arrecadada em US$ 111,5 milhões com a última rodada liderada pela Softbank) e recém-chegados como Toya ou SuperSocial com fortes investidores internacionais. Se olharmos para o setor web3/cripto de Israel, encontramos unicórnios como Starkware ou Celsius. O total de recursos arrecadados pelas startups em nosso mapa é de quase US$ 3 bilhões.

“Os investidores mais sérios estão sediados nos EUA, a16z ou Galaxy e na Ásia, Makers Fund e Animoca Brands ou Tencent. Nos EUA e na Ásia, também vemos fundos gerais investindo no espaço, seja Sequoia ou General Catalyst. À medida que este setor começa a amadurecer um pouco, esperamos uma série de atividades de M&A por parte das grandes e dominantes empresas web2.”

Vemos uma nova internet centrada no consumidor sendo construída. No centro, temos novas experiências de tecnologia de consumo. Ao redor do consumidor, podemos encontrar tecnologias capacitadoras que ajudam o consumidor a descobrir produtos e serviços. Mais adiante vemos ferramentas e plataformas importantes para os criadores. Novas tecnologias de infraestrutura estão construindo a base.

Descentralização (Crypto, edge computing, web3): Sovryn, Starkware, Horizen Labs, Celsius, HUB, Portis, Fireblocks, Beam, Zengo, Fuse, DaoStack

Computação espacial (interface multitarefa AR/VR/XR de motores 3D): ByondXR, echo3D, AR51, Tetavi, XR Health, Fuse AR, Restsar, Peanut Button, Hexa, 3DFY.ai, VR Steps

Economia do criador (ferramentas de design, mercados de ativos, fluxo de trabalho): AudioLabs, Zoog, Hour One, D-ID, SCRT Labs, NFTrade, Overwolf, Lightricks, StreamElements

Descoberta (redes de anúncios, curadoria social, lojas, facilitadores): CocoHub, Odeeo, anzu, Sayollo, Multinarity, Deepdub.ai

Experiências (jogos, e-sports, social, compras, colecionáveis): Novos.gg, Inception, Toya, Super Social, Rebel Bots, Art AI/Eponym, Ovio, Communix, Disrup.

Fonte: CTech/IsraelTrade