Será lançada hoje a campanha “ContarPraViver”

A UNESCO, a Confederação Israelita do Brasil e o Museu do Holocausto de Curitiba vão lançar no “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto” (27 de janeiro) a campanha #ContarPraViver, com o site contarparaviver.com.br.

A iniciativa contará com filmes de Ruth Sprung Tarasantchi, de Gabriel Waldman e de Joshua Strul, sobreviventes do Holocausto, e também de outros brasileiros, vítimas de violência de ódio e intolerância.

A campanha faz um chamado: “Adote uma história”. É esperado que as pessoas compartilhem em suas redes estas e outras histórias similares.

Um estudo da UNESCO junto ao Congresso Judaico Mundial revela que 49% das publicações sobre Holocausto no Telegram nega ou distorce fatos.

Na internet, os crimes de ódio apontaram 67% de crescimento no começo de 2022, segundo a Safernet. Denúncias de intolerância religiosa cresceram 141% no Brasil em 2021.

O número de casos de apologia ao nazismo saltou de menos de 20 para mais de 100 entre 2018 e 2020. A quantidade de células nazistas também apresenta pico de crescimento e atinge o maior número, 1117. No fim de 2022, o país registrou três ataques de ódio em escolas. Os dados são do Governo Federal e da Polícia Federal.