“O fim dos predadores, para o bem da humanidade”

Artigo de Mario Fleck, e de Bruno Laskowsky, dois ex-presidentes da Federação Israelita do Estado São Paulo na Folha de S.Paulo aborda a polarização da sociedade em torno do conflito no Oriente Médio. Leia na íntegra:

“O contexto de polarização alimenta a relativização da violência que foi cometida contra civis em Israel (não só israelenses e judeus foram atacados; beduínos e cidadãos de vários países também o foram). Dependendo da narrativa adotada, esses ataques contra civis — que lembram de muitas maneiras os “Pogroms” na Europa Oriental e as práticas nazistas — são muitas vezes minimizados, justificados ou, inversamente, usados para demonizar toda uma comunidade judaica (não só em Israel, mas em todo o mundo), seguindo um caminho conhecido e perigoso de práticas antissemitas. Isso não apenas desumaniza as vítimas, mas principalmente impede a responsabilização efetiva dos perpetradores, criando um ambiente onde o ciclo de violência é perpetuado”.

“Mas o que aconteceu no dia 7 de outubro não tem a ver com preferências ideológicas de esquerda ou direita, mais Estado ou menos Estado, ou mesmo um Estado religioso ou laico. Foi um ato de pura barbárie e muito bem articulado no sentido de ir minando qualquer tentativa pragmática de construção de um caminho de paz”.

“A perspectiva de paz na região avançará muito com o desmantelamento completo do Hamas. Essa será a melhor resposta que o mundo democrático dará à tentativa desse grupo de acabar com os valores do que é ser humano. Além disso, será uma mensagem clara de todo o mundo civilizado ao Irã, indicando que nenhum país, nem mesmo os árabes e muçulmanos, serão reféns de suas garras desumanas e destruidoras”.