Nota de 500 anos em hebraico revela terremotos antigos da Itália

Enquanto vasculhava pelos registros históricos do Vaticano, um geólogo descobriu algo surpreendente: uma nota em um livro de orações judaico que descrevia um enxame de terremotos até então desconhecidos na Itália durante o século XV. Desde então, sismólogos têm afirmado que a descoberta pode ajudar a prever os terremotos atuais.

Em entrevista ao Live Science, Paolo Galli, especialista que trabalha para o Departamento de Proteção Civil da Itália, disse que o livro de orações, escrito em uma forma medieval de hebraico, foi copiado na cidade de Camerino em 1446. Uma folha de rosto do livro continha uma nota manuscrita descrevendo os terremotos que atingiram a região durante vários meses, causando colapso de muitas casas em Camerino e assentamentos próximos. 

Galli estava pesquisando registros históricos de 1456 — extremamente documentados — na Biblioteca do Vaticano, quando uma região mais ao sul da Itália foi atingida por um enxame de terremotos. Em vez disso, o pesquisador acabou se deparando com o relato em hebraico dos diversos terremotos ocorridos anteriormente. 

Após a descoberta do livro de orações judaico, o pesquisador então percebeu que precisava de especialistas para traduzi-lo do hebraico medieval. A descrição traduzida do enxame de 1446 foi “extremamente breve, mas vívida e cheia de emoção”, disse ele. Mesmo com “poucas informações”, era possível entender mais sobre o que havia acontecido naquela região no passado. 

“Em apenas oito linhas, o cronista nos conta que os numerosos terremotos de março a agosto derrubaram muitas casas em Camerino, bem como em vários outros assentamentos ao seu redor. Centenas de sobreviventes mudaram-se do país para Camerino, para ajudar o povo de lá e levar-lhes vinho, comida e todos os suprimentos que eles salvaram das ruínas”, destacou. 

De acordo com o que foi traduzido da nota, o povo judeu da região teria ajudado especialmente os judeus afetados pelos terremotos, segundo o ditado hebraico de que “todos de Israel são amigos”. Segundo Galli, certos detalhes técnicos dos terremotos também podem ser deduzidos da descrição. Estima-se, por exemplo, que a intensidade no epicentro teria sido aproximadamente de 8 pontos na escala Mercalli — que vai de 1 a 10 em níveis de terremotos mais extremos.

O enxame de 1446 provavelmente teve as mesmas origens de outras séries de terremotos posteriores que ocorrem na região de Camerino em 1799. O conhecimento do passado, no entanto, pode ser usado pelos sismólogos modernos para compreender o risco sísmico de uma região, que se baseia na distribuição e frequência de terremotos históricos.

Como resultado, Galli pretende compilar um registro mais completo de abalos sísmicos anteriores para ajudar na criação de novas previsões. De acordo com ele, mesmo uma única entrada nova no catálogo é capaz de gerar informações o suficiente para compreendermos o ciclo sísmico que ocorre em cada região diferente.