Mensagem do presidente de Israel, Isaac Herzog

Como presidente de Israel, escrevo a você com um sentimento de urgência e esperança. Estamos comemorando os 75 anos de Israel, um marco histórico para a nossa nação. Com o passar dos anos, ressurgimos das cinzas de grandes catástrofes e cultivamos um próspero centro de vida judaica inovador, criativo e uma força do bem no mundo. Entretanto, a distância cada vez maior entre nossas comunidades judaicas em todo o mundo me preocupa profundamente. As lacunas entre nós estão se expandindo e nós estamos nos empenhando em chegarmos a consensos quanto a questões fundamentais. O que é ainda mais preocupante é que frequentemente não somos capazes de discuti-las, o que deteriora a rede vital de relacionamentos que sempre foi um pilar do nosso povo por milênios. Essa falta de contato está levando à indiferença, que prejudica nosso senso de pertencimento e nossa história coletiva.

Culturalmente, celebramos o diálogo e reconhecemos que precisamos ouvir e aprender uns com os outros para crescermos. É com muito prazer que eu anuncio a criação do “Voice of the People” (A Voz do Povo): um diálogo entre judeus pelo mundo afora. Este é o primeiro conselho do gênero para o diálogo entre judeus em todo o mundo, projetado para ser um fórum colaborativo, não partidarista e apolítico – uma Davos Judaica, por assim dizer – que poderá acomodar e refletir uma ampla e diversificada gama de manifestações do povo judaico.

Essa plataforma permitirá o nosso envolvimento em discussões significativas, sensíveis e estratégicas sobre as questões mais complexas e urgentes que o nosso povo estiver enfrentando. Podemos formular propostas e planos de ação concretos para lidar com essas questões, ao mesmo tempo cultivando a próxima geração de líderes judaicos que posam encarar os desafios do nosso povo e infundir uma nova vida, mantendo-nos relevantes, dinâmicos e vivos. Não se trata de uma convenção pontual, mas sim de uma estrutura para conversas e diálogos constantes, sob os auspícios do presidente de Israel, para todos os judeus, hoje e para as próximas gerações.

Em busca dessa visão, solicitei à Agência Judaica e à Organização Sionista Mundial que me auxiliem na transformação desse projeto em uma realidade. Agora, estou convocando você. Para desenvolver essa visão de forma colaborativa, organizamos uma série de “laboratórios estratégicos”, gerenciados por uma equipe profissional da empresa internacional de consultoria Deloitte, em 15 das maiores comunidades judaicas do mundo, incluindo Israel, América Latina, América Central, Europa, África do Sul, Austrália e América do Norte.