Livro “Dores reveladas” aborda memórias do Holocausto a partir de laudos psiquiátricos realizados no Brasil

A obra foi elaborada a partir de um conjunto de documentos históricos produzidos no Brasil com os sobreviventes do Holocausto.

São entrevistas feitas pelo psiquiatra Oswald Moraes Andrade, contratado pelo governo alemão para realizar as perícias médicas que instruíram os processos indenizatórios para os tratamentos psiquiátricos.

Estes materiais foram guardados por mais de 60 anos e confiados ao médico brasileiro Talvane de Moraes que os entregou a Sergio Niskier e Danielle Goldrajch, autores da obra.

O livro tem o prefácio do jornalista Bruno Thys, posfácio da professora Sofia Deborah Levy, textos laterais da desembargadora Denise Levy Tredler e do advogado Carlos Roberto Schlesinger. Arte da capa feita pela artista Bahie Banchik Israel.

O lançamento será no dia 07 de maio, no CIB, a partir das 17:30h. Na ocasião, haverá uma breve exposição do processo de elaboração do livro, os aspectos psicológicos e políticos vividos e a entrega de documentos para acervo do Memorial do Holocausto do Rio de Janeiro.