Israelense leva inteligência artificial para o ônibus

Para o israelense Amos Haggiag, fundador da Optibus, problemas de sistemas de transporte pode ser resolvida com um olhar atento à montanha de dados gerados por uma operação desse porte.

A empresa, sediada em Tel Aviv, utiliza a inteligência artificial a serviço de uma tomada de decisão mais racional em questões críticas de uma operadora de ônibus, como:

– O trajeto com mais chance de atrair passageiros

– A frequência ideal para evitar viagens muito lotadas ou vazias

– As fontes de combustível mais econômicas e com menos emissão de poluentes

– Os caminhos menos congestionados e com maiores chances de garantir a pontualidade do serviço

O negócio da Optibus é um SaaS voltado a gestores públicos e de empresas de transporte público com painéis para acompanhar centenas de indicadores úteis aos desafios elencados acima – e indicar o melhor custo-benefício para resolvê-los.

De acordo com Haggiag, “companhias de ônibus ao redor do mundo ainda estão acostumadas a usar planilhas Excel para acompanhar essas informações e tomam decisões de forma manual”. Ele é formado em ciência da computação e matemática e criou a Optibus após quase uma década de trabalho com algoritmos nas multinacionais Siemens e Microsoft.

O sistema rastreia todo tipo de dado sobre a operação de uma empresa de transporte antes disperso em inúmeras planilhas. E, ainda, monitora GPS e outros dados de sensores instalados nos ônibus para chegar a conclusões úteis ao gestor da operação.

Atualmente, 2.000 cidades no mundo adotam o software da Optibus. O Rio de Janeiro, com o BRT, é o mais novo cliente da empresa israelense no Brasil.

A Optibus foi contratada pela MOBI-Rio, empresa de transporte municipal administradora do BRT, para dar suporte de dados no trabalho de melhoria da infraestrutura existente e na expansão da rede.

Os algoritmos da Optibus deverão auxiliar os gestores do BRT em questões como a frequência das viagens, em particular durante eventos especiais realizados na cidade, como Carnaval, Réveillon e Rock in Rio.

Além do Rio e do Rio Grande do Sul, no Brasil a Optibus tem negócios em cidades de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.

Além de chamar a atenção de gestores públicos e empresas de transporte, a empresa de Haggiag atraiu investidores. Em maio, a Optibus levantou 100 milhões de dólares numa Série D com a participação de nomes de peso como o venture capital do grupo chinês Tencent. A rodada avaliou a empresa em US$ 1,3 bilhão, tornando a Optibus o primeiro unicórnio voltado ao setor do transporte público.

Em oito anos de operação, a empresa já levantou US$ 260 milhões em investimentos.

Fonte: Exame