Inaugurado o Memorial às Vítimas do Holocausto do RJ

Idealizado pelo ex-deputado Gerson Bergher (Z”L), e viabilizado pela vereadora Teresa Bergher, sua presidente de Honra, o Memorial às Vítimas do Holocausto-RJ foi inaugurado no Morro do Pasmado, em Botafogo.

A parlamentar enfatizou: “Quero imediatamente nossas crianças visitando o memorial! A memória de todos que sofreram com o horror nazista está aqui presente conosco! Não à intolerância, não à discriminação! Sim, à igualdade e amor para a humanidade”.

O presidente da Associação Cultural Memorial do Holocausto e da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), Alberto David Klein, reforçou: “Esse memorial é para que a humanidade nunca esqueça o genocídio nazista. Espero que seja símbolo de luta coordenada contra a apologia ao nazismo e que atue no combate às várias células nazistas existentes hoje em nosso país. Holocausto nunca mais!”

Já o prefeito Eduardo Paes, assim se expressou: “Lembrar para que jamais se repita. O Rio de Janeiro se torna mais uma cidade do mundo a contar com um memorial do Holocausto. Além de nos lembrar os horrores causados pelo extremismo no passado, o museu será, sobretudo, um espaço que tem a importante missão de fazer todos refletirem sobre o respeito e a tolerância nos tempos atuais. O espaço homenageia o saudoso deputado Gerson Bergher!”.