HOJE: Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O recém-inaugurado “Memorial às Vítimas do Holocausto”, no Mirante do Pasmado, no Rio de Janeiro, foi o local escolhido pela Confederação Israelita do Brasil-CONIB para realizar a cerimônia do “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”.

Apoiado pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro-FIERJ, pelo Memorial às Vítimas do Holocausto-RJ e pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil-UNIC, o evento acontecerá no dia 27 de janeiro, às 10h.

A cerimônia vai contar com o tradicional acendimento das velas em memória das vítimas, exibição de vídeos e com a presença de sobreviventes do Holocausto, autoridades políticas, religiosas, institucionais, lideranças comunitárias e jovens.

Em 2005, a ONU aprovou resolução instituindo o 27 de janeiro como o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”. A data que lembra mundialmente o Holocausto marca o dia em que tropas soviéticas liberaram o campo de concentração e extermínio de Auschwitz, localizado na Polônia, em 27 de janeiro de 1945.