Gustavo Binenbojm lança livro “O rabino do mundo”

O advogado Gustavo Binenbojm, professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), lançará no dia 01 de junho, às 18h, no Museu Judaico de São Paulo, seu livro “O Rabino do Mundo: A Sabedoria Judaica Compartilhada”, publicado pelo selo História Real da editora Intrínseca.

A obra também será lançada no dia 01 de junho, no Museu Judaico de São Paulo.

O livro aborda a história do povo judeu e o legado do filósofo e teólogo Jonathan Sacks, que foi rabino-chefe do Reino Unido e, até sua morte em 2020, membro da Câmara dos Lordes.

Binenbojm entrelaça os valores humanistas da obra de Sacks com reflexões filosóficas, preceitos religiosos e experiências pessoais de autores como Friedrich Nietzsche e Primo Levi.

Entre os assuntos abordados estão o medo da morte, a busca por um sentido na vida, a liderança dos educadores dentro da sociedade, a importância do erro, a conquista civilizatória da defesa da liberdade, os tribunais morais da internet e seus implacáveis cancelamentos.

“O cancelamento é o novo desterro, uma condenação coletiva, sem que exista processo, defesa ou juiz. Não é à toa que o rabino Jonathan Sacks chamou o nosso tempo de a ‘era do imperdoável’. A internet tem uma aversão absoluta ao erro. E, no entanto, seres humanos cometem erros. Essa é, no mundo real, a matéria-prima da qual todos somos feitos”, diz o autor.

O prefácio do livro é do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer. Já a orelha é da jornalista Renata Capucci. “Gustavo Binenbojm nos leva a um mergulho nos pilares do judaísmo sob a ótica do rabino Jonathan Sacks, um defensor dos valores judaicos, como moralidade, humanismo e democracia”, diz ela.