Governo de São Paulo assina acordo com Israel com foco em ações de inovação

O Governo de São Paulo formalizou com Israel, por meio de um protocolo de intenções, relação de parceria e cooperação para ações de inovação nas áreas de agricultura, ciência e tecnologia, recursos hídricos e segurança pública. A assinatura do acordo ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do secretário-executivo de Relações Internacionais, embaixador Affonso Massot, e do cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich.

“Tenho certeza de que o Estado de São Paulo, principal motor econômico do Brasil, tem muito o que compartilhar com esse importante parceiro. Acredito que através do intercâmbio de práticas e conhecimentos nas áreas de agricultura, ciência e tecnologia, recursos hídricos e segurança pública, com foco em inovação, podemos ativamente trabalhar para a melhoria na qualidade de vida dos paulistas e dos israelenses”, disse Massot.

O secretário de Segurança Pública, General João Campos, participou da cerimônia que reafirma a relação entre São Paulo e Israel, além de criar os parâmetros para as novas parcerias. “Recentemente São Paulo assinou protocolos de intenções com o Reino Unidos, Estados Unidos e França e esse acordo com Israel tem a tônica da cooperação em áreas de inovação, que são temas em que Israel é forte conhecedor e pode haver intercâmbio muito profícuo”, completou o secretário.

O comércio bilateral entre o Estado de São Paulo e Israel representa 24% do total da balança comercial com o Brasil. Da mesma forma, 22% de todas as exportações do Brasil são provenientes de São Paulo, segundo dados do Ministério da Economia, de 2019. Entre os principais produtos exportados de São Paulo para Israel estão máquinas, equipamentos e instrumentos mecânicos, carnes, papel e cartão.

“Identificamos vários setores em que Israel e São Paulo podem cooperar. Este processo vai funcionar com a criação de grupos de trabalho em todos os setores de interesse e, com isso, iremos identificar projetos de interesse comum para ampliar essa parceria”, citou o cônsul-geral de Israel.

“A gente tem uma comunidade israelense muito forte no estado de São Paulo e esse acordo intensifica o relacionamento nas áreas em comuns, nos projetos culturais e na troca de experiências em tecnologia. Esse trabalho sem dúvida vai trazer um ganho para o nosso estado”, afirmou o subsecretário de Relações Internacionais, Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes.

FOTO: O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, o secretário-executivo de Relações Internacionais, embaixador Affonso Massot, e o secretário de Segurança Pública, General João Campos. Crédito: Governo do Estado de São Paulo