“FestRio Judaico” reúne famílias em Ipanema para atrações inéditas

A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema/RJ, foi palco do “6º FestRio Judaico”. A realização foi da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Com entrada gratuita e atrações especiais, o evento contou com as participações dos artistas Fortuna, Varda e Dani Flomin, além do grupo de dança da Sociedade Síndrome de Down do RJ. Além de apresentações, aconteceram palestras e foram exibidos quatro documentários inéditos, contando a história do surgimento do judaísmo pelo mundo. Na tenda Infantil, muitas atividades lúdicas, com professores especializados e contadores de histórias. Além de escalada e tobogã infláveis para mais diversão. Outro espaço especial disponibilizado foi o Pet com brinquedos, produtos e animais para adoção.

O presidente da FIERJ, Alberto David Klein, comemorou o sucesso: “Conseguimos, por mais um ano, promover o FestRio e fazemos esta festa com o objetivo de trazer tanto para a nossa comunidade como para a comunidade maior uma mostra das nossas tradições e dos nossos valores. Pensamos que, dessa forma, estamos combatendo o antissemitismo e promovendo a tolerância. Estamos enfrentando o preconceito com conhecimento. Abrindo as portas e trazendo todos para apoiarmos a coexistência, a convivência com respeito. A festa é fundamental, ainda mais neste momento em que a nossa sociedade precisa tanto de pacificação social”.

Suzana Bennesby, diretora de Eventos da FIERJ, falou da alegria de ver todas as famílias chegando, as da comunidade judaica e as da comunidade maior, para curtir as mais de 80 barraquinhas instaladas, trazendo a cultura, a tradição, a culinária, o artesanato, os livros, as escolas, as sinagogas, os movimentos juvenis. Além disso, o palco central com danças e artistas. “Esse é o nosso objetivo, fazer uma festa cada vez maior e mais prestigiada. Estamos trazendo as tradições da nossa cultura, que têm mais de 5.700 anos! Apresentamos informações sobre o judaísmo e falamos sobre os 75 anos do Estado de Israel. Assim, nós, da diáspora, nos sentimos participantes e muito acolhidos em nossa cidade maravilhosa”.

Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul, destacou: “É uma grande honra estar aqui celebrando a cultura judaica com toda a comunidade da cidade do Rio de Janeiro, em um evento que mistura não só a gastronomia, mas traz as escolas e a música, a dança. Esta festa já é um patrimônio da cidade do Rio de Janeiro. A Subprefeitura dá todo o apoio, desde a organização, no pré-evento, até o pós-evento, com muita satisfação”.

Marcelo Calero, secretário municipal de Cultura, ressaltou que o FestRio judaico celebra a diversidade da cultura carioca: “A grandeza da nossa cultura está, justamente, no fato de que temos múltiplas culturas que forjam, que formam, a nossa identidade. É claro que a comunidade judaica e todas as suas tradições fazem parte desse todo. Estamos, portanto, no processo de valorização da cultura carioca por meio das contribuições e das tradições da comunidade judaica”.

Crédito: imagens sem identificação são da FIERJ