Espetáculo “O guia prático de uma mãe judia” ficará em cartaz até dia 26 de março no Rio de Janeiro

“Não é qualquer mãe judia que é uma mãe judia. Existem técnicas de preparação, técnicas de sofrimento básico”. Assim começa o monólogo “O guia prático de uma mãe judia”, escrito e estrelado por José Leon Zylbersztajn, um dos criadores do grupo Casseta e Planeta, que mostra como qualquer mãe, de qualquer religião ou nacionalidade, pode ser uma mãe judia, exemplo de mãe superprotetora – tanto dramática quanto engraçada de tão exagerada.

“O guia prático de uma mãe judia” não é um show de piadas de humor judaico tendo como centro a figura da mãe judia. É um monólogo em que o humor judaico está presente em 90% da encenação, mas é também uma oportunidade para se refletir sobre a solidão e o envelhecimento. Em 50 minutos, é possível rir, pensar, se identificar e se emocionar.

A peça se passa em 1984, na sala de um apartamento de classe média no Catete, onde dona Fayga Goldstein prepara um jantar para receber seu único filho, Davi, que nesse dia estaria completando 50 anos. Enquanto aguarda, ansiosa, a chegada dele, Fayga divide com a plateia as dificuldades de ser judeu e, principalmente, de ser uma mãe judia.

Local: Teatro Cândido Mendes

Vendas: acesse.

Crédito da foto: Claudia Ribeiro