Especialista alerta sobre a taxa de natalidade de Israel

De acordo com estatísticas do Bureau Central de Estatísticas, a população de Israel é de 9,3 milhões e esse número cresce 2% ao ano. Israel é o terceiro país mais densamente povoado da OCDE e, para 2050, a população esperada é de 18 milhões.

O professor Manuel Trachtenberg, diretor do Instituto de Estudos de Segurança Nacional da Universidade de Tel Aviv, reiterou sua preocupação: “O fenômeno do aumento das taxas de natalidade decorreu do Holocausto, das ameaças existenciais ao estabelecimento do Estado. No entanto, a abordagem de que se você tem muitos filhos contribui para o empreendimento sionista – correto há 60 anos – hoje pode até constituir uma ameaça para a sociedade israelense”.

Ele explica: “É algo difícil de dizer em público, você está indo contra profundos medos existenciais que acompanharam os israelenses ao longo do século 20 e dos quais ainda temos que nos livrar. Mas digo isso aos meus filhos, mesmo que seja impopular: o ato patriótico em nossos tempos é ter dois filhos e não mais”.

Fonte: VIN News/Bras.Il