Débora Czeresnia é a diretora do documentário “Um Samurai em São Paulo”

Neta de sobreviventes do Holocausto, Débora Mamber Czeresnia encontrou na história do mestre Taketo Okuda e na arte do karatê, muito mais do que disciplina e força. O filme participa da “46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo”, que acontecerá até o dia 02 de novembro.

Distribuído pela Elo Studios, o longa, que concorre na categoria “Mostra Brasil Competição Novos Diretores”, poderá ser assistido no dia 25 de outubro, às 20:15h, na Reserva Cultural, e dia 26 de outubro, às 14h, no MIS (Museu da Imagem e do Som).

A obra narra a trajetória do mestre de karatê japonês Taketo Okuda, falecido no início de 2022, aos 79 anos, depois de mais de seis décadas dedicadas à arte marcial “das mãos vazias”.

A história de Okuda é narrada pela perspectiva de sua aluna Débora Czeresnia, que encontrou na arte marcial muito mais do que disciplina e força. “Enquanto o Brasil e o mundo assistem à escalada de discursos agressivos e bélicos, o que Okuda nos traz é um potente grito de kiai de resistência, nos convidando a repensar a necessidade de armar-se contra o outro. Por isso, ‘Um Samurai em São Paulo’ é um filme extremamente atual”, comenta ela.

Mais informações: acesse.