Comunidade judaica promove ato pelo “Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto”

Por ocasião do “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Congregação Israelita Paulista (CIP) com apoio da Confederação Israelita do Brasil (Conib), vão realizar uma cerimônia no dia 29 de janeiro, às 18h, na Sinagoga Etz Chaim, da CIP.

O ato lembrará os seis milhões de judeus assassinados durante o Holocausto e as outras vítimas do nazismo. Haverá o acendimento de seis velas por sobreviventes, autoridades políticas e civis, líderes religiosos, institucionais e jovens. O sobrevivente Gabriel Waldman, que viveu os horrores do nazismo e a opressão do comunismo na Hungria, será homenageado durante o evento.

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, em 2005, uma Resolução instituindo o dia 27 de janeiro como o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto tenha sido um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.