Ator de “Fauda” participa de evento promovido pelo KKL Brasil e Hebraica-SP

O ator e produtor da série israelense “Fauda”, Lior Raz, foi o convidado de um evento realizado pelo KKL Brasil que lotou a Hebraica-SP em comemoração aos 75 anos da Independência de Israel.

Com mais de dois mil ingressos disponíveis para o público, que se esgotaram rapidamente, Lior participou de um “talk show” que teve como tema “Conheça a visão por trás do sucesso”. O ator Dan Stulbach foi o mestre de cerimônias e entrevistador.

Filho de imigrantes do Iraque e da Argélia, nascido no assentamento israelense de Ma’ale Adummim, na Cisjordânia, Lior cresceu falando árabe com os trabalhadores do viveiro de plantas de seu pai. Após terminar o Ensino Médio, se alistou nas Forças de Defesa de Israel e se tornou um soldado de elite da unidade de forças especiais antiterrorismo.

Em 1993, foi morar nos Estados Unidos e trabalhou como segurança do ator Arnold Schwarzenegger.

Lior deu detalhes de quando se juntou ao jornalista Avi Issacharoff, que serviu com ele na mesma unidade das forças especiais, e tiveram a ideia de retratar seus conflitos e experiências na série “Fauda”. Ele dividiu com a plateia a frustração que sentiu ao ouvir muitos “nãos” dos estúdios de TV, e como um único ‘sim”, dos estúdios “Yes”, foi decisivo.

Emocionado, Lior também falou sobre como se inspirou em uma tragédia pessoal, quando Iris Azulai, sua primeira namorada, morreu esfaqueada por um terrorista em Jerusalém, e da dificuldade na hora de fazer a escolha da atriz para interpretar esse papel na primeira temporada de “Fauda”.

O protagonista também abordou o extraordinário sucesso da série falada em hebraico e em árabe, inclusive em países como Líbano, Síria, Jordânia e Emirados Árabes.

“Eu estava na fila da imigração para entrar nos Estados Unidos, o que é sempre tenso para um israelense. Uma agente da imigração começou a me encarar, e eu comecei a suar, pressentindo que teria problemas. Quando chegou minha vez na fila, tentei dar a minha vez para outra pessoa. Ela apontou para mim e disse: ´você, venha aqui´… chegou bem perto e, para minha surpresa, me disse: ´Ei, quando vai sair a segunda temporada de Fauda?´ E foi um tumulto no aeroporto , com muitas pessoas gritando ´Doron, Doron´”.

Após responder a várias perguntas do público, Lior Raz finalizou o “talk show” com a seguinte mensagem: “Eu acredito na paz e na coexistência entre judeus e árabes. Somos praticamente primos e precisamos deixar que pessoas decentes, e não apenas os líderes, nos mostrem o caminho para que tenhamos paz no mundo”.

Assista ao evento: acesse.

Crédito fotográfico: Abner Palma