Aos 89 anos, Anna Bella Geiger realiza exposição no RJ

A exposição “O desenho na obra de Anna Bella Geiger” pode ser visitada até o dia 24 de julho no Oi Futuro/RJ, com entrada franca.

A mostra traça uma retrospectiva do desenho pelas sete décadas de carreira da artista. Além de abrigar as obras da artista, o Oi Futuro facilita o acesso à coletânea de seus desenhos disponibilizada em uma galeria virtual. O visitante poderá conferir alguns de seus desenhos originais feitos na década de 1960, filmes de videoarte gravados nos anos de 1970 e, com ajuda de monitores no local, visitar a galeria virtual, com mais de 50 obras da artista, que poderá ser acessada por computadores, óculos de realidade virtual e projetada na parede da galeria, onde o visitante é quem comanda o passeio.

Na galeria virtual, o visitante escolhe um nome e um avatar para entrar e poder interagir com outras pessoas, dentro do espaço, com voz e reações digitais. A ferramenta usada para a construção da galeria está sempre em evolução, e a tendência é que a experiência do público se torne cada vez mais orgânica, simulando uma situação muito próxima à visita de uma galeria no mundo real.

Segundo Julio Zucca, idealizador e realizador da mostra, a opção por este formato teve como motivação o desejo de tornar o acesso à arte cada vez mais democrático, inclusivo e global. Para ele, “uma exposição virtual não substitui uma exposição real, assim como uma live não substitui um show de música ao vivo. Não é esse o objetivo. O que queremos é transformar eventos efêmeros, a que só tem acesso quem vai fisicamente ao local durante sua exibição, em produtos culturais duradouros, que podem ser acessados por qualquer pessoa em qualquer lugar, a qualquer hora. O mundo virtual no campo da arte vem para ser mais uma opção de acesso à cultura, democratizando os bens culturais”.

Tanto na galeria física, no Oi Futuro, quanto na galeria virtual, a exposição permite o acesso dos textos em versão falada e em libras, para acessibilidade de pessoas com deficiência. E na galeria virtual, estarão disponíveis os textos em inglês. Além disso, os monitores atuantes na galeria são capacitados para atender pessoas com deficiência, inclusive em Libras. A acessibilidade é, realmente, uma marca do centro cultural Oi Futuo, que oferece rampas, elevador e banheiros adaptados para receber o público.

O projeto prevê ainda o lançamento de um livro-catálogo com a coletânea completa dos trabalhos de Anna Bella Geiger ao longo de sua trajetória, em que o desenho é a obra em si ou foi a base para outros suportes, como gravuras em metal, pinturas, objetos e vídeos. O livro, homônimo das exposições no Oi Futuro e na internet, conta com prefácio do renomado curador e historiador de arte suíço Hans Ulrich Obrist, que conheceu Anna Bella Geiger em sua Galeria Serpentine, em Londres, em 2018. O texto do livro, previsto para ser publicado no segundo semestre deste ano pela Zucca Books, está reproduzido nas paredes do Oi Futuro e na galeria virtual, seguindo a tendência antecipadora apontada pela artista em relação a seus desenhos.