Alunos brasileiros embarcam em uma experiência inesquecível no Instituto Weizmann de Ciências em Israel

Quatro brasileiros, com 18 e 19 anos, estão vivenciando uma experiência transformadora: foram selecionados através de um rigoroso processo seletivo conduzido pelos Amigos do Weizmann do Brasil para participar do curso de verão do renomado Instituto Weizmann de Ciências, que ocorrerá durante todo o mês de julho na cidade de Rehovot, em Israel.

Os estudantes são talentos em suas respectivas áreas:

– Laura Nedel Drebes, técnica em Administração, desenvolveu absorventes íntimos acessíveis e ecológicos, utilizando fibras do pseudocaule da bananeira e do Açaí de juçara em substituição ao algodão, além de biofilmes e resíduos nutracêuticos em vez do plástico.

– Gustavo Botega Serra criou um fármaco sustentável a partir de um fruto regional da Amazônia, o Tucum Mirim, que possui propriedades repelentes, larvicidas e inseticidas.

– Vinicius Dutra Ramos, estudante de Engenharia da Computação, desenvolveu um sistema que integra sensores, plataformas digitais e dispositivos para evitar a exposição de medicamentos a temperaturas excessivas, por meio de controle e monitoramento remoto.

– Fellipe Godoy, estudante de engenharia biomédica, dedica-se a compreender os efeitos do exercício aeróbico na atenção de adolescentes, buscando investigar se os esportes realmente melhoram a atenção e concentração.

Durante o International Summer Science Institute, o Instituto Weizmann abrirá as portas de seus laboratórios de última geração nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física para jovens cientistas de todo o mundo.

As duas primeiras semanas serão focadas em trabalho de bancada e seminários especializados, seguidos por um trabalho de campo próximo ao Mar Morto, em um ecossistema único e peculiar.

Essa experiência no Instituto Weizmann representa uma oportunidade enriquecedora para os alunos, permitindo-lhes expandir seus conhecimentos, interagir com renomados cientistas e explorar a cultura local. Além disso, contribuirá para o seu crescimento acadêmico e pessoal, proporcionando uma valiosa troca de experiências com 80 jovens estudantes de diferentes partes do mundo que também participam do Curso de Verão.

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann de Ciências é um dos principais institutos multidisciplinares do mundo, contando com mais de 5.400 cientistas, técnicos de laboratórios e estudantes. A instituição possui uma cultura internacional vibrante. Há mais de 70 anos reúne esforços que incluem a busca por novas formas de combater doenças e proteger o meio ambiente através do conhecimento e da inovação tecnológica.