Waze, Wix e Viber: o que elas têm em comum?

 Texto: Edmundo Fornasari: Waze, Wix e Viber: o que elas têm em comum? Todas são de Israel. A terra, além do potencial bélico, tem o maior ecossistema do mundo em startups e tem se tornado destino de muitos executivos e empreendedores, que querem entender de perto qual a fórmula que transformou a região em terreno das maiores cabeças pensantes e investidoras do mundo.

Lá, poderes público e privado conversam de maneira amistosa, em prol do desenvolvimento da região. É o foco no coletivo e não no individual, e isso faz muita diferença.

Outro fator importante é o viés militar, super forte. Os jovens são obrigados a servir e passam três anos dentro de um ambiente de muita disciplina e tomadas de decisões sob pressão. Exatamente como no ambiente de inovação, e isso desenvolve na maioria deles, a vontade de empreender, pois se sentem preparados para isso.

Os israelenses são também muito comunicativos e respeitam a força das instituições acadêmicas. Agora, pegue todos esses ingredientes e jogue uma ideia diferenciada para ser avaliada. O resultado pode ser um unicórnio!