Você conhece o “Shimon Peres Center for Peace and Innovation”?

Fundado pelo ex-primeiro-ministro israelense e presidente Shimon Peres em 1996, o centro destaca a inovação e a história israelenses.

O centro é composto por dois elementos-chave: seu campus físico de Jaffa, apresentando inovação israelense do passado, presente e futuro, e uma série de iniciativas de programação fora do campus destinadas a construir pontes através da inovação na região.

O site no campus apresenta cinco salas principais:

Na sala “Segredos da Inovação” podem interagir com 18 hologramas inovadores israelenses em tamanho real de uma variedade de indústrias. O local valoriza a diversidade israelense, destacando o trabalho de inovadores de várias origens identitárias.

Em seguida, os visitantes são levados a uma réplica do escritório de Shimon Peres (já que seu escritório real está fechado para visitas) para conhecer a rica história do político.

Na “Sala da Nação da Inovação” há uma linha do tempo detalhando como Israel se tornou a “Nação das Startups”, com exemplos de avanços do século XVIII até o presente. A sala apresenta diferentes setores da inovação israelense, destacando como um país com falta de recursos naturais e terras se tornou uma nação tão frutífera.

A próxima parada do passeio, “The Capsule”, oferece aos visitantes uma experiência de realidade virtual para conhecer o futuro da tecnologia israelense.

Por fim, a “Expo Israelense” apresenta 45 startups israelenses atuais nas áreas de TIC (Informação, Comunicações e Tecnologia), Aeroespacial e Segurança, Saúde e Agricultura e Energia.

A organização oferece vários programas emblemáticos progressivos, que vão desde a inclusão do empreendedorismo e conexões cidadão-governo, até interações transfronteiriças e esportes. Os programas trabalham para incentivar a inovação, atividades de alta tecnologia e empreendedorismo para israelenses e palestinos, judeus e árabes e pessoas de todas as idades, gêneros e origens socioeconômicas.

Um programa-chave, o “Startup-Link”, serve como um programa pré-acelerador para treinar a próxima geração de jovens talentos empreendedores palestinos. Reunindo inovadores israelenses experientes e jovens inovadores palestinos, o programa visa fortalecer os laços além-fronteiras e construir “as bases para um ecossistema empreendedor e de inovação” na Palestina.

Outro programa importante – alinhado com a missão de Shimon Peres de ajudar crianças – forneceu cirurgias de emergência e assistência médica em Israel para mais de 12.500 crianças palestinas e sírias. O programa, “Saving Children”, funciona em conjunto com o “Training Doctors”, que visa treinar médicos palestinos e fortalecer o sistema médico palestino. O programa já treinou mais de 260 profissionais de saúde palestinos e 90% deles continuam a servir no sistema de saúde palestino, ajudando ainda mais os cuidados médicos na região.

Outro programa, o “Hazira”, está trabalhando para estabelecer equipes de inovação em vários municípios israelenses em colaboração com a Bloomberg Philanthropies e o Ministério do Interior israelense. O objetivo é ajudar as comunidades a desenvolver “soluções inovadoras para seus desafios mais prementes”.

Fonte: NoCamels/IsraelTrade