Vítimas do Holocausto são lembradas em projeção nas torres do Congresso Nacional

A iniciativa da Conib, com o apoio do Senado, que projetou as frases “Holocausto Nunca Mais” e “Solidariedade salva vidas” nas torres do Congresso Nacional para marcar o Yom Hashoá (Dia da Memória do Holocausto) teve grande repercussão na mídia nacional e internacional.

O Times of Israel citou postagem no Twitter feitas pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em que ele afirma: “Foi o maior genocídio da história, do qual, como ser humano e como judeu, sofro duas vezes. Reafirmamos essa mensagem ao mundo para que nunca mais tenhamos que testemunhar um Holocausto”.

O jornal citou ainda declarações, também no Twitter, do ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal: “A comunidade judaica recorda as vítimas do Holocausto. É importante lembrar para que nunca esqueçamos aonde a intolerância e o preconceito podem levar. Após tal barbárie, o povo judeu criou uma grande nação, demonstrando que união, coragem e fé unidos em um objetivo comum podem fazer mais do que o ódio, a amargura e o ressentimento. Shalom”.

Já o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, destacou: “Judeus de todo o mundo prestam homenagem à memória das vítimas e mártires do Holocausto. Atualmente, quando a humanidade está enfrentando a pandemia de coronavírus, a mensagem de solidariedade é ainda mais forte e mais necessária. A lembrança do Holocausto pode ser uma poderosa ferramenta educacional para lidar com todos os tipos de intolerância, tão presentes nos dias de hoje”. E, referindo-se à pandemia, completou: “Neste momento de sofrimento e incerteza é importante lembrar como gestos de solidariedade durante o nazismo salvaram da morte vidas inocentes”.

Outros jornais, como o Arutz Sheva e o Jewish Telegraphic Agency (JTA) também noticiaram a iniciativa, destacando as cerimônias promovidas pela Conib e pelas federações brasileiras. A iniciativa da Conib também foi destaque no Jornal Nacional , no Portal Terra, Folha Vitória, Estado de Minas, Bem Paraná, A Crítica, UOL, A Gazeta, CNN, IstoÉ, Correio Popular e no G1.