Universidade de Tel Aviv anuncia avanço na cura do câncer cerebral

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv fizeram uma descoberta revolucionária na luta contra o câncer cerebral ao prevenir a disseminação do glioblastoma, um tipo agressivo de câncer que pode ocorrer no cérebro ou na medula espinhal.

Os pesquisadores fizeram a descoberta ao detectar uma falha no sistema imunológico do cérebro que pode ser usada contra o câncer mortal. A falha em questão vem de uma proteína chamada P-Selectina (SELP), que os pesquisadores usaram para restaurar a atividade cerebral normal, bloqueando a propagação do câncer.

A professora Ronit Satchi-Fainaro da Escola de Medicina Sackler da Universidade de Tel Aviv liderou a equipe internacional de pesquisa do projeto. Os pesquisadores também compararam os tecidos cerebrais saudáveis com outros tecidos infectados com glioblastoma. “Nós examinamos as interações entre as células do sistema imunológico no cérebro e as células de glioblastoma em tumores que foram recentemente removidos do cérebro dos pacientes”, explicou ela.

Os pesquisadores estudaram quais proteínas são secretadas quando as células imunológicas da microglia (as células do sistema imunológico) encontram as células de glioblastoma, uma vez que as células podem se comunicar umas com as outras por meio de proteínas. Seus estudos os levaram à proteína SELP, que revelou interromper as funções do sistema imunológico do cérebro e estimular tumores de glioblastoma.

Fainaro acredita que o estudo pode ter implicações terapêuticas, pois existe a possibilidade de que o SELP possa ser usado para tratar a dor associada à anemia falciforme.

Fonte: The Jerusalem Post