Tratamento contra câncer de próstata desenvolvido no Instituto Weizmann evita impotência

Rabino Michel Schlesinger, prof. Avigdor Scherz e Mario Fleck




O professor Avigdor Scherz, do Instituto Weizmann de Ciências, um dos responsáveis por desenvolver uma inovadora terapia sem efeitos colaterais para o câncer de próstata, esteve no Brasil e fez uma palestra na Congregação Israelita Paulista (CIP). Com o tema “Uma luz para salvar a vida”, deu detalhes sobre como foi o desenvolvimento, juntamente com o falecido prof. Yoram Salomon, do método já disponível em Israel, na Europa, no México e em trâmite de aprovação pela Anvisa.

A Terapia Fotodinâmica Vascular Dirigida com o Tookad demostrou curar câncer de próstata em estádios iniciais em um alto porcentagem dos pacientes, mas já está sendo pesquisada para outros tipos de câncer. O novo tratamento destrói de forma restrita o tecido cancerígeno sem prejudicar o resto do órgão saudável, portanto não provoca efeitos colaterais habituais de outras terapias, como, por exemplo, a impotência. O procedimento é ambulatorial, tem duração aproximada de 90 minutos.

“Combinamos modelos da natureza com tecnologia. Nos organismos vegetais e animais há armas naturais, universais, que servem para destruir os órgãos que não funcionam muito bem. O primeiro passo foi enxergar o tumor maligno como um órgão que funciona errado, e tentar replicar o processo. Finalmente desenvolvemos este sistema que inclue uma droga fotossensibilizante, o Tookad, que se introduz na veia e chega pelo sangue a próstata. Ali, ao ser iluminado por médio de uma fibras ótica, se ativa no local desejado e gera uma reação em cadeia que acaba destruindo o tumor”, explicou Scherz.

“Esta pesquisa é disruptiva na área e serve de amostra do grande impacto da ciência produzida no Weizmann, conjugando a excelência dos cientistas e a multidisciplinaridade da pesquisa”, destacou Mario Fleck, presidente dos Amigos do Weizmann do Brasil.