Tel Aviv instala luzes nas calçadas para chamar atenção de pedestres viciados em celular



Para tentar chamar a atenção dos viciados em celular e evitar atropelamentos, a cidade de Tel Aviv, em Israel, instalou luzes de LED no chão, cuja cor varia de acordo com a mudança do semáforo. A expectativa dos engenheiros de tráfego é de que, ao se aproximar da beira da calçada olhando para baixo, o pedestre desatento veja a luz laranja fluorescente no chão que o alertará de que não é seguro atravessar. Se o sinal estiver fechado para os carros, a lâmpada ficará verde, de modo semelhante aos semáforos de pedestres instalados no alto.

Por enquanto, as luzes de LED foram colocadas apenas em um cruzamento movimentado do centro da cidade, como um teste inicial. Se os resultados forem positivos, a prefeitura planeja levar a iniciativa para outros bairros. “Não podemos forçar as pessoas a tirar os olhos do celular, mas podemos colocar as ruas em seus olhos”, explicou Tomer Dror, chefe de gerenciamento de tráfego de Tel Aviv.

Os usuários têm elogiado a iniciativa. “Como alguém viciado no meu celular, posso andar sem hesitação. É uma ideia que vai reduzir o número de acidentes”, acredita Shai Levi. Outra pedestre, Haley Danino, trouxe preocupações. “É triste que tenhamos chegado a esse ponto”. Nem todos, porém, viram utilidade na inovação. Alex Shneider, de 32 anos, atravessou um cruzamento com sinal verde para os veículos e nem viu o sinal. “Estava muito ocupado no celular e não consegui prestar atenção”, lamentou.


One thought on “Tel Aviv instala luzes nas calçadas para chamar atenção de pedestres viciados em celular

  • 26/03/2019 em 09:04
    Permalink

    Qd estivemos em Israel ha mais de 5 anos, eu senti que nunca podia pedir uma orientacao pois todo mundo estava ligado no celular..Agora deve ter piorado.Boa iniciativa.

Fechado para comentários.