Tecnologia israelense ajuda a prevenir doenças renais

A empresa israelense Serenno Medical desenvolveu o dispositivo “Sentinel” que mede continuamente a produção de urina em pacientes hospitalizados, ajudando a detectar e prevenir lesões renais agudas (LRA).

O “Sentinel” trabalha em sinergia com qualquer cateter e bolsa e requer uma instalação curta, simples e não invasiva. Como o dispositivo mede automática e continuamente a produção, o fluxo e o volume de urina em tempo real, não apenas os funcionários do hospital estão livres de verificar manualmente esse importante sinal vital, mas são imediatamente informados de quaisquer alterações no status do paciente. Isso leva ao tratamento imediato, salvando vidas. Os rins costumam ser o primeiro órgão a parar de funcionar adequadamente. Portanto, a medição contínua da produção de urina seria uma ferramenta valiosa no tratamento de pacientes com doenças graves e instáveis.

A LRA afeta cerca de 19 milhões de pacientes em todo o mundo a cada ano. É uma doença comum de pacientes hospitalizados, com quase 60% de todos os pacientes de UTI e 10% daqueles admitidos no hospital afetados. Uma vez desenvolvido, é difícil de tratar e irreversível.

A doença causa 300.000 mortes por ano somente nos EUA. Ela triplica as taxas de mortalidade, quadruplica o risco de readmissão hospitalar e aumenta o tempo de permanência em 50%.