Suástica deixa de ser símbolo da força aérea da Finlândia

A Força aérea da Finlândia removeu oficialmente a suástica de seu brasão de armas. Ainda que o uso do símbolo seja anterior a existência do nazismo, seu emprego após a Segunda Guerra foi bastante criticado ao longo das últimas décadas.

A famosa, e agora nefasta cruz, era utilizada pelo Comando da Força Aérea desde 1918. A decisão ainda que bem vista por muitos, foi considerada surpreendente, já que por um século a suástica era parte dos símbolos oficiais da força aérea, inclusive era ostentado em bandeiras, uniformes e insígnias.

A alteração do brasão ocorreu de forma discreta, sem nenhum anúncio midiático, sendo restrito aos meios militares finlandeses. A mudança da insígnia da suástica para uma águia estilizada ocorreu em 2017, mas não foi alardeada pelos militares na época.

Nos primeiros anos da força aérea finlandesa, quase todos seus aviões tiveram a suástica pintada em sua fuselagem, inclusive durante a Segunda Guerra, mesmo a Finlândia não tendo um partido nazista. “Tínhamos que explicar de tempos em tempos a história da suástica que remonta a 1918”, disse Brigadeiro General Jari Mikkonen, do Comando da Força Aérea da Finlândia. “Isso causou mal-entendidos com nossos parceiros estrangeiros, então continuar usando foi considerado inadequado e desnecessário”.


Proteja sua família!
NetVida é um parceiro do ALEF News:
https://www.netvida.net/?bt=ftRvah