Startups israelenses estão transformando o agronegócio

Israel cultivou um legado de inovação agrícola em face da escassez. Com pesquisa avançada, agricultores e tecnólogos empreendedores e apoio do governo, o país desenvolveu um setor de agritech que hoje conta com mais de 500 empresas, destacando-se em muitas áreas diferentes.
O interesse em tecnologias para a agricultura continuará à medida que o gerenciamento de fazendas adotar a agronomia orientada por dados. Imagens digitais, sensores e plataformas de inteligência artificial estão prontos para mudar a agricultura de precisão para a agricultura preditiva. De novas tecnologias ao desenvolvimento do seguro agrícola, essas empresas israelenses estão trazendo inovação tecnológica para modernizar o setor.
Conheça algumas soluções inovadoras abaixo:
A Agritask fornece uma plataforma holística de operações agrícolas projetada para permitir a tomada de decisões pontuais e baseadas em fatos. Os clientes da empresa são produtores, compradores, empresas de insumos agrícolas, governos e organizações sem fins lucrativos, institutos de pesquisa, seguradoras e credores. A plataforma Agritask permite que os clientes capturem e usem dados agronômicos e foi projetada para alta flexibilidade por cliente.
A Agro Shelef e a Organização de Pesquisa Agrícola do Ministério da Agricultura de Israel desenvolveram o Tamar-Tech, um produto não tóxico para controle de pragas. Ele é derivado de óleos vegetais comestíveis e é fabricado com um emulsificante inovador. É seguro e não poluente que pode controlar uma ampla gama de pragas sem deixar resíduos de pesticidas.
A Biofeed desenvolve tecnologia para lidar com um dos problemas mais prementes dos países produtores de frutas: a infestação de moscas-das-frutas. A empresa patenteou sua tecnologia Slow Fluid Release, uma mistura líquida de iscas e aditivos que podem incluir substâncias alimentares, estimulantes alimentares e agentes de controle ou terapêuticos. A Biofeed oferece sua tecnologia através de uma ampla gama de aplicações profissionais, incluindo uma linha especial de produtos desenvolvidos para o controle de moscas-das-frutas.
A Farm Dog oferece uma plataforma de gerenciamento de pragas e doenças projetada para ajudar os produtores a otimizar seus tratamentos de campo, aumentar os rendimentos e promover a sustentabilidade ambiental. A solução da empresa visa garantir que os campos recebam o tratamento certo, no momento e local certos, por meio de software e análises de fluxo de trabalho habilitados para IA. A Farm Dog permite que os usuários rastreiem pragas, doenças, ervas daninhas, contagens de armadilhas e muito mais. O app foi nomeado uma das cinco principais aplicações agrícolas de 2017 e mantém parcerias estratégicas com a John Deere, uma empresa multibilionária de pesticidas, e o Departamento de Agricultura dos EUA.
O Farmster é um mercado de produtos digitais que não exige que os agricultores tenham acesso à Internet. O chatbot de SMS com inteligência artificial da Farmster permite que os agricultores publiquem informações sobre suas próximas colheitas sem a necessidade de comprar um smartphone, baixar um aplicativo ou usar qualquer dado. Os compradores podem pesquisar produtos usando o aplicativo Farmster e depois se conectar com os agricultores por telefone. A plataforma está disponível no Quênia para o FarmKenya Farmer’s Market.
A Groundwork BioAg produz inoculantes micorrízicos para agricultura comercial. Contendo fungos benéficos concentrados e vigorosos, os inoculantes Rootella e Dynomyco da empresa podem melhorar a absorção de nutrientes do solo nas plantas, aumentar o rendimento das culturas, melhorar a resistência a vários tipos de estresse e reduzir as necessidades de fertilizantes. A Groundwork BioAg demonstrou aumentos significativos de rendimento em várias culturas importantes, incluindo milho, soja, sorgo, tomate, cebola e cannabis.
A N-Drip é a desenvolvedora de um sistema de microirrigação por gravidade que utiliza a infraestrutura de irrigação por inundação existente para fornecer irrigação por gotejamento eficiente. O sistema utiliza pressão inferior a 0,06 bar e é compatível com água suja, não necessitando de filtros. O N-Drip não depende de energia externa, mas faz uso da topografia do campo e da força da gravidade para reduzir os custos de conversão e aumentar a eficiência operacional com o objetivo de economizar água e fertilizantes e aumentar os rendimentos. A N-Drip recebeu o Prêmio Geral de Excelência em Tecnologias Disruptivas no Transformational Business Awards.
O PickApp aproveita os dados da atividade laboral para ajudar as fazendas a atingir o desempenho máximo. Usando métodos de coleta de dados de atividades agrícolas e ferramentas agrícolas inteligentes fáceis de usar, o PickApp está permitindo o gerenciamento em tempo real orientado por dados e a tomada de decisões de alto nível de fazendas com mão de obra intensiva.
A Saillog aproveita a inteligência artificial (IA) proprietária e algoritmos de visão computacional para soluções agrícolas e proteção de cultivos. Os algoritmos da Saillog são implantados em seu aplicativo móvel, Agrio. Os produtores carregam imagens de culturas com patologias suspeitas e recebem identificações e sugestões de tratamento do software baseado em IA. A Agrio usa modelos de previsão para monitorar a propagação de doenças e pragas e, em seguida, envia notificações de alerta para impedir infestações.
A OKO usa tecnologia de satélite e móvel para oferecer seguro de colheita acessível e simples aos pequenos agricultores. A OKO cria parcerias de índice com fornecedores de dados meteorológicos e as usa para criar produtos de seguro paramétricos subscritos por uma seguradora licenciada localmente. Os agricultores também podem se beneficiar dos alertas climáticos da OKO, dicas agrícolas e acesso a microcrédito acessível. A OKO ganhou o Orange Social Venture Prize em 2019 e o ITU SME Competition em 2020 e foi listada como uma das “Inclusive Fintech 50” pela MetLife Foundation e Visa.
Artigo escrito por Joannah Wanjiku, da Missão Econômica de Israel em Nairóbi, Quênia.