Startup israelense faz impressões em 3D superdimensionadas

Usando a maior plataforma de impressão 3D robótica do mundo, criada pela startup israelense Largix, a CGK Group espera reduzir o custo de criação de seus tanques de 13 pés de altura que servem para armazenar e transportar líquidos perigosos, já que todos eram feitos à mão – um processo caro e trabalhoso.

O empresário Geert Denutte, fundador da CGK, está impressionado: “ninguém mais está fazendo essa tecnologia. Estimamos que isso nos economize até 50% em custos”. Além disso, como a tecnologia é automatizada, ela pode funcionar “25 horas por dia”, destaca Denutte, reduzindo drasticamente o tempo necessário para fabricar os tanques.

Até agora, as impressoras 3D eram incapazes de produzir grandes produtos em velocidades e custos industriais. A tecnologia de impressão 3D a frio da Largix usará sensores inteligentes com dados em tempo real e aprendizado de máquina para produzir objetos grandes com as forças de união e soldagem necessárias. É o primeiro sistema que possibilita a impressão 3D para a produção industrial real, utilizando polipropileno e polietileno – polímeros termoplásticos comuns que ninguém mais é capaz de imprimir.

Os executivos da CGK decidiram se tornar investidores na empresa em 2019. Agora eles esperam a entrega de uma máquina de impressão 3D que mudará completamente a produção da empresa de tanques de armazenamento de plástico comum. A plataforma reduzirá a dependência de mão de obra, aumentará nossa produtividade e, além da substancial economia de custos de mão de obra, a traz novas oportunidades em termos de formas e novos materiais.

A startup decidiu primeiro atender o mercado de tanques industriais, vendo uma demanda significativa das indústrias alimentícia, química e cosmética por grandes tanques à base de polímeros. A empresa estima que a tecnologia ajudará os fabricantes a reduzir os custos de produção pela metade e, eventualmente, melhorar a produtividade geral em 15 vezes.

Fonte: Times of Israel