Startup israelense cria fazendas verticais

A startup israelense Raanana Vertical Field, de tecnologia agrícola, criou fazendas verticais em ambientes urbanos para viabilizar o cultivo de produtos frescos nas cidades.

As fazendas verticais e sustentáveis utilizam tecnologia geopônica e design inteligente. Sua criação é especialmente útil em “desertos alimentares urbanos”, que muitas vezes não têm espaço disponível para o cultivo de alimentos.

Os campos de cultivo são estufas portáteis e têm aproximadamente o tamanho de contêineres de 6 a 12 metros, que cabem em um estacionamento. Isso permite que os supermercados e mercearias vendam seus próprios produtos cultivados em sua casa.

As fazendas têm uma série de outras vantagens em relação à agricultura tradicional. Sua natureza semelhante a um recipiente fornece um ambiente de cultivo controlado, garantindo maior esterilidade e mantendo-o protegido contra vermes e, portanto, sem necessidade de pesticidas. Ele também permite o gerenciamento automatizado da colheita, limitando o contato humano e permitindo uma maior qualidade.

Além disso, produz menos resíduos, além de reduzir em 90% a quantidade de água necessária. E o mais importante é que não está limitado pelas estações tradicionais do produto, pois todas as safras estão “na estação” ao longo do ano, têm ciclos de crescimento mais curtos em geral e uma vida útil mais longa.