Louis Frankenberg, um dos poucos sobreviventes do Holocausto vivos no Brasil, tinha apenas 5 anos quando foi separado de seus pais, em 1942, dois anos depois de a Holanda ter sido invadida pelos nazistas.
Denunciado e capturado em 1944, Louis passou pelos campos de concentração de Westerbork, na Holanda, e Theresienstadt, na atual República Tcheca, de onde saiu em um trem que levou 1.200 judeus para a liberdade na Suíça.
Terminada a guerra, Louis enfrentou uma penosa saga por famílias de adoção, orfanatos e outras instituições, até ser finalmente entregue aos cuidados de parentes que tinham conseguido fugir para o Brasil antes do Holocausto. Em 1947, com apenas 10 anos, desembarcou em Porto Alegre com sua irmã – que conseguira se manter escondida durante a guerra – para iniciar uma nova vida.
No livro “Cinco vezes vivo – um sobrevivente do Holocausto à procura de seu passado” – escrito com a colaboração de seu genro, o jornalista Ricardo Garcia –, Frankenberg conta como escapou da morte cinco vezes e fala do longo percurso que trilhou para redescobrir sua história.
Fonte: Conib