Com a proposta de debater sobre o discurso de ódio e a banalização do Holocausto a Confederação Israelita do Brasil (Conib), com o apoio do Congresso Nacional, realizará no dia 23 de março, das 9 às 17h, o seminário “Discurso de Ódio e a Banalização do Holocausto”.
O evento, que acontecerá na Câmara dos Deputados, terá transmissão online e contará com a participação do presidente da Conib, Claudio Lottenberg, e de diversas autoridades, como: o Rodrigo Pacheco, presidente do Senado; Joel Ilan Paciornik, ministro do Superior Tribunal de Justiça; Kenneth da Nóbrega, embaixador.
O seminário contará com quatro painéis pautados nos seguintes eixos: legislação brasileira, lembrança e memória, mídia e democracia e discurso do ódio e suas narrativas.
Também participam da iniciativa especialistas na temática do Holocausto, como Clara Ramírez Barat, diretora do Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação; Rebeca Serrano, professora e especialista em Estudos do Holocausto pelo Yad Vashem (Museu do Holocausto); Carlos Reiss, coordenador geral do Museu de Holocausto de Curitiba; Sofia Débora Levy, diretora do Memorial às Vítimas do Holocausto do Rio de Janeiro, e a educadora Sarita Mucinic Sarue, coordenadora educacional do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto de São Paulo, além de Denis Rosenfield, autor do livro “Jerusalém, Atenas e Auschwitz”.
Os jornalistas Marcos Guterman, diretor de Opinião do jornal O Estado de São Paulo, e Mônica Marques, produtora de reportagem da TV Globo, além de Alexandre Pacheco, mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, e Alana Rizzo, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Youtube, também fazem parte do time de palestrantes.
A mediação ficará a cargo dos diretores da Conib: Daniel Bialski, advogado criminalista; Marcia Feldon Borger, especialista em história do Holocausto; Rony Vainzof, advogado e professor de direito digital, e Marc Tawil, estrategista de Comunicação.
Acompanhe o evento: acesse.