Rabino Nilton Bonder lança “Cabala e a arte de preservação da alegria”

O rabino Nilton Bonder vai lançar pela Editora Rocco seu livro “Cabala e a arte de preservação da alegria”, que aborda comportamento e bem-estar. Na obra, o autorafirma que a alegria é um dom presente em cada um de nós e não um atributo que alcançamos graças a um elemento exterior, como a compra de um bem material ou a admissão em um novo emprego.

Este volume, que chega às livrarias a partir do dia 30 de junho, é o terceiro da série “Reflexos e Refrações”, que conta com outros dois livros já publicados: “Cabala e a arte de manutenção da carroça: Lidando com a lama, o buraco, o revés e a escassez” e “Cabala e a arte do tratamento da cura: Tratando a dor, o sofrimento, a solidão e o desespero”. Ao todo, serão sete volumes que unem a Cabala – ensinamentos presentes no judaísmo – com questões do dia a dia e da sociedade.

“A ideia é que os livros sejam uma série e apresentem uma estrutura sistêmica. Além do tema específico, cada título aprofunda a arquitetura da narrativa. A estrutura ganha relevância tanto quanto o conteúdo. Juntos parecem dar uma perspectiva tridimensional à narração, onde interagem leitor, narrativa e estrutura”, explica Bonder.

Em “Cabala e a arte de preservação da alegria”, ele ensina a preservar a alegria independentemente de sermos bem-sucedidos ou fracassarmos em algum empreendimento. O autor se vale de pequenos contos, comentando cada um deles à luz dos ensinamentos da Cabala. Um, em especial, trata do conto “Os sete pedintes”, uma narrativa em que mendigos – aqueles que aparentemente pouco ou nada têm – são os heróis que vão ajudar diferentes personagens a recuperar a alegria perdida.

“Os momentos de adversidades nos colocam diante do maior saber da inocência: quando algo vai bem, fique alegre; quando não vai bem, fique alegre da mesma forma. Na medida em que tal proposta possa parecer estranha ou absurda, se expõe a precariedade em preservar a alegria. A alegria é uma disposição, ou seja, não é alcançada, mas resguardada”, ressalta o autor.

A apresentação do livro é assinada pelo humorista Marcelo Madureira, que fez parte do programa Casseta & Planeta, da TV Globo. De forma simples, ele descreve as transformações propostas por Bonder em seu novo livro, guiando o leitor a reconhecer que a alegria não é algo fortuito, encontrado atrás do pote de ouro, mas um “dom” inato, que precisa abrir asas ao longo da vida. “Dedicar alguns momentos à leitura de Cabala e a arte de preservação da alegria vai trazer a você momentos de reflexão, compreensão e por vezes até apreensão, mas, ao final, eu prometo, dá-se a conciliação da Consciência, e de nós mesmos, com a Alegria. Vamos juntos?”, escreveu o humorista.


Proteja sua família!
Conheça o NetVida, parceiro do ALEF News: acesse.